04/04/2017 - 17h21
Audiência aprova o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
População participou com perguntas e sugestões para inclusão no plano


PMT
I009711.jpg
Plano Resíduos Sólidos

As dependências da Associação dos Aposentados, no Bairro Olaria II em Timóteo, ficaram superlotadas nesta segunda-feira (03/04) com dezenas de pessoas acompanhando as apresentações e palestra na Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Organizada pela Prefeitura de Timóteo por meio das Secretarias de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico e Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, a Audiência Pública teve por objetivo apresentar e dar publicidade ao plano e permitir a participação da população em sua elaboração. 

A Audiência teve a participação do prefeito Dr. Geraldo Hilário, o vice e secretário de Planejamento, Carlos Vasconcelos, do secretário de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Jacob Ricardo, a secretária de Assistência Social Carmem Miranda e o secretário de Fazenda, Teko Resende. O evento contou também com a participação de membros do Codema – Conselho de Defesa do Meio Ambiente, moradores do município, estudantes, representantes de entidades e ambientalistas. Todos os segmentos da sociedade civil e moradores foram convidados. 

Após a abertura com o pronunciamento das autoridades, foi feita a apresentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em uma palestra do engenheiro e professor da Unileste, João Felipe Carvalho Landim, seguida da apresentação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, pela engenheira sanitarista e ambiental da Prefeitura de Timóteo, Keila Gomes. O prefeito Dr. Geraldo Hilário em sua fala destacou a necessidade de uma consciência ecológica para o funcionamento do Plano Municipal. “Nós precisamos criar consciência ecológica que trabalhe desde a diminuição da geração de resíduo e, principalmente de retorno à natureza o que ela nos oferta pela graça de Deus”, destacou. 

Ampla participação

Cerca de 140 pessoas assinaram a folha de presença no evento e no momento da votação 70 pessoas aprovaram a minuta do plano. Ao término das apresentações, houve o momento para debates que teve intensa participação com inúmeras perguntas para esclarecimentos e sugestões para inclusão no Plano Municipal. Aproximadamente 40 participações, entre perguntas e sugestões para inclusão no plano, foram colhidas entre os presentes durante o momento de debate na audiência. As contribuições recolhidas serão compiladas para posterior encaminhamento à Câmara de Vereadores para apreciação e deliberação. 

O prefeito Dr. Geraldo Hilário parabenizou o grupo presente na Audiência Pública e destacou o compromisso assumido pelo município em lutar pela sua implementação. “A gente vai lutar incansavelmente para que seja realizado. Vocês tem a parceria do poder público municipal e nosso compromisso para que esta não passe de uma belíssima reunião e o que definirmos aqui seja efetivamente executado”, destacou. “Espero que a gente possa efetivamente melhorar a nossa sociedade e prolongar o nosso tempo aqui, prolongar as nossas gerações e isso serve para a nossa vida como um todo”, concluiu o prefeito Geraldo Hilário. 

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos abrangerá desde a coleta até a destinação final dos resíduos domésticos, comercial, industrial e da saúde, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). O documento foi disponibilizado no site da Prefeitura (www.timoteo.mg.gov.br) para consulta pública desde o último dia 24 de março até o dia da Audiência com o objetivo de permitir que a população apresentasse sugestões para adicionar, suprimir ou modificar ações propostas.


 


Fonte : PMT




Galeria


VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que posSAM comprometer sua imagem.

Nome:
Email:

Enviar


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24/11/2017 - 17h24

24/11/2017 - 17h15

24/11/2017 - 15h50

24/11/2017 - 12h33

23/11/2017 - 18h04

23/11/2017 - 18h01

23/11/2017 - 17h55

23/11/2017 - 12h24

22/11/2017 - 18h31

21/11/2017 - 18h07