18/04/2017 - 17h29
Semana de Artes Marciais distribuiu mais de 140 medalhas em Timóteo
Festival Kids de Jiu Jitsu e Campeonato de Karatê movimentaram centenas de atletas

Semana Artes Marciais Jiu Jtsu

A programação de Aniversário dos 53 anos de emancipação, elaborada pela Prefeitura de Timóteo, dedicou a última semana para as artes marciais. De segunda a sexta-feira foi realizado o Festival Kids de Jiu Jitsu e no domingo (16/04), o Campeonato de Karatê e apresentação de Capoeira, no Ginásio Coberto Iorque José Martins, no Centro Norte. O prefeito Dr. Geraldo Hilário acompanhou as atividades e participou da premiação aos atletas ao final das competições de Festival Kids de Jiu Jitsu na sexta-feira (14/04). No total foram distribuídas 70 medalhas nas diversas categorias disputadas.

No domingo (16/04) foi realizado o Campeonato de Karatê, que movimentou dezenas de competidores. No total 76 medalhas foram distribuídas aos vencedores nas diversas categorias e faixas etárias na competição que envolveu 40 atletas representando quatro escolas de artes marciais.

Na classificação final, em primeiro lugar ficou a Academia de Karatê Kenyu Ryu com nove medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Em segundo lugar o CRAS com oito medalhas de ouro, oito de prata e 11 de bronze. A terceira colocação ficou com a Academia Gensey com duas medalhas de ouro e quatro de prata e em quarto lugar o Projeto Social Mãos Vazias que conquistou uma medalha de ouro, sete de prata e uma de bronze.

Conquista

Entre os participantes no Campeonato de Karatê, destaque para os alunos das oficinas de Karatê do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. O Programa é mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que atua na Proteção Social Básica do SUAS, complementando o trabalho social com as famílias. No total os alunos atletas conquistaram 27 medalhas.

A competição de Karatê envolveu também atletas experientes como Weverson Oliveira Souza, de 26 anos, vencedor em várias competições a nível estadual e nacional. O atleta timotense se prepara para disputar, em Vitória, mais uma etapa do Campeonato Brasileiro, no segundo semestre, quando espera conseguir uma boa pontuação e garantir vaga nas próximas Olimpíadas. Weverson Oliveira elogiou a iniciativa da Prefeitura de Timóteo em realizar as atividades, o que segundo ele, incentiva e fortalece o esporte e os atletas do município, além de fazer um bom uso do espaço do Ginásio Coberto, agora transformado em uma arena multiuso.

Objetivo olímpico

Organizador do campeonato em parceria com a Prefeitura de Timóteo, Professor Walter Karatê, da Associação de Karatê do Bem Estar Social de Timóteo, lembrou que a realização foi importante para a divulgação dos benefícios da arte marcial, tanto para a saúde física quanto mental.

A arbitragem no Campeonato usou as mesmas regras do Karatê olímpico. “O nosso maior objetivo hoje é preparar Timóteo para ter um atleta olímpico”, destacou o professor Walter Karatê que agradeceu o apoio da FMK – Federação Mineira de Karatê, representado no evento por Zildo Oliveira Luz, educador físico de Karatê, e do Gerente de Esportes, Edezio Silveira Costa e Keslei Lemes, que fizeram de tudo para que o campeonato acontecesse. “Agradeço o Vereador Gualberto pelo incentivo e apoio na criação da Associação e o prefeito Dr. Geraldo Hilário que, após vários anos em que o esporte esteve abandonado, reconheceu o nosso trabalho e abriu espaço na programação de aniversário”, completou Walter Karatê.

Ao final das atividades do domingo foi realizada apresentação da Associação Capoeira de Artes do Brasil. O Mestre Cabelo, do grupo de Capoeira, também elogiou a iniciativa de utilização do espaço para a promoção do esporte e da cultura. “É louvável a iniciativa de promoção das atividades esportivas, abrindo espaço para os desportistas e grupos culturais da cidade e região no Ginásio Coberto”, afirmou.