06/07/2017 - 17h54
Meio ambiente realiza força de fiscalização para coibir poluição no distrito industrial
A Administração Municipal de Timóteo determinou à Secretaria de Meio Ambiente que realize todas as ações necessárias para redução das emissões atmosféricas no distrito industrial

Meio Ambiente

A poluição atmosférica no distrito industrial de Timóteo tem incomodado os moradores dos bairros próximos às empresas, sobretudo dos bairros Limoeiro e Recanto Verde.

O secretário municipal de Meio Ambiente Jacob Ricardo Ribeiro colocou a equipe da fiscalização em campo para notificar as indústrias que tenham fonte fixa de efluentes atmosféricos, sejam gasosos, fuligens ou materiais particulados.

Cinco empresas que tem no seu sistema previsão de emissões atmosféricas tiveram que apresentar relatórios de monitoramentos da poluição, descrições detalhadas dos seus processos de produção, relação de insumos e matérias primas, bem como apresentação detalhada dos sistemas que utilizam para reduzir a poluição.

No início da semana uma força tarefa da fiscalização ambiental iniciou um levantamento ainda mais detalhado, envolvendo a totalidade das empresas instaladas no distrito, para diagnosticarem as emissões, inclusive atmosféricas, hídricas e resíduos sólidos. Este diagnóstico levantará a situação de licenciamento de cada uma das empresas, quais são as condicionantes que os órgãos ambientais estabeleceram com elas no licenciamento e quais já foram cumpridas. Vai conhecer também o número de funcionários e qual a destinação dos resíduos gerados.

Uma comissão de moradores da regional Leste foi eleita pela comunidade para acompanhar os trabalhos de fiscalização no distrito industrial e no dia 7 (sexta-feira), os membros terão acesso aos laudos, relatórios, dados de monitoramento e autuações emitidas para as empresas e poderão acompanhar em campo o trabalho dos fiscais.

O prefeito Geraldo Hilário ressaltou que o município tem o desenvolvimento sustentável como princípio de proteção das pessoas, o que significa criar condições para as empresas trabalharem, gerando empregos e renda, mas sem comprometer a qualidade ambiental e causar danos à saúde da população.