28/07/2017 - 16h59
Profissionais serão qualificados na prevenção de Hepatites Virais
Capacitação na próxima segunda-feira (31) é gratuita e emitirá certificação.

tatuagem

A Secretaria de Saúde de Timóteo realizará, no dia 31 de julho, capacitação dos profissionais de salões de beleza, barbearias, estúdios de tatuagem e clínicas de estética para prevenir contra as Hepatites Virais B e C. Os interessados deverão dirigir-se ao Centro Municipal de Educação Integrada (CMEI), na Alameda 31 de Outubro, nº 405, de 8 às 12 horas, Centro Norte. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local.

A gerente de Saúde Coletiva, Eunice Silveira, ressalta a importância do uso de instrumentos de trabalho devidamente esterilizados. “O risco de transmissão é muito alto. O vírus da Hepatite pode ficar vivo por mais de sete dias em lâminas e objetos pérfuro-cortantes com sangue contaminado. Resiste à fervura de 100° durante 5 minutos e, à água, sabão e detergentes. Não é de qualquer maneira que se higienizam os objetos. Devem ser obedecidos critérios e normatizações técnicas para eliminar os riscos de transmissão de doenças”, afirma. A gerente falou ainda sobre a importância de não compartilhar escovas de dente, aparelho de barbear, brincos, alicates de cutícula, espátulas, tesouras e outros acessórios pessoais, pois podem ser transmissores da doença. Utilizar sempre preservativos em todas as relações sexuais.

PREVENÇÃO

As hepatites são doenças graves que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. As do tipo B e C podem se tornar crônicas se não forem diagnosticadas à tempo. Quando a doença se torna crônica pode evoluir para cirrose e câncer do fígado.

Os tipos B e C, que têm como principal forma de transmissão o contato com sangue e as secreções sexuais, podem ser evitados com maior cuidado em atividades corriqueiras, como garantir instrumentos esterilizados na manicure, uso de preservativos nas relações sexuais e maiores cuidados com tatuagens e piercings.

Com o diagnóstico precoce fica mais fácil de tratar a Hepatite C, que pode ser curada em 90% dos casos. Já, a Hepatite B não tem cura, o que exige que o paciente faça uso permanente do medicamento. O mais fácil seria se prevenir, tomando a vacina contra a Hepatite B, oferecida gratuitamente nas unidades de saúde.

Os interessados em vacinar contra a Hepatite B, podem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina até o dia 18 de agosto. É importante levar o  cartão de vacinas.

TESTE RÁPIDO

O Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) da Secretaria de Saúde de Timóteo realiza todas as quartas-feiras, de 8 às 12 horas, testes rápidos para detecção de Hepatites Virais gratuitamente. O exame é simples e consiste na coleta de sangue da polpa digital. Não é necessário estar em jejum para realização do exame. Os resultados podem ser obtidos em 30 minutos. O CTA fica localizado no Centro de Especialidades do Primavera, à avenida Acesita, 1596.  Mais informações pelo telefone (31) 3847-7624.