10/08/2017 - 17h34
Prefeitura de Timóteo orienta sobre transporte escolar
Pais são advertidos sobre riscos do transporte irregular. Prazo para a vistoria termina na sexta

Transporte seguro

Para garantir a segurança dos estudantes e de toda comunidade, os veículos que realizam o transporte escolar em Timóteo passam por vistoria obrigatória semestralmente.  Esta semana, o Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Timóteo iniciou uma campanha com o tema “Transporte Escolar Seguro: Só Legalizado”, voltada para os pais e responsáveis pelos alunos de todas as escolas públicas e particulares.

Os pais estão recebendo um panfleto com todas as informações sobre as exigências legais para o transporte escolar, incluindo a necessidade de vistoria das condições dos veículos e da documentação do automóvel e do condutor. “Na sexta-feira (11), termina o prazo para a realização da vistoria obrigatória do segundo semestre. Os veículos regularizados e aptos ao desenvolvimento da atividade recebem um selo azul certificando as boas condições e o permissionário tem a autorização de tráfego renovada”, explica o secretário de Obras, Jacob Ricardo Ribeiro, acrescentando que os pais devem exigir a apresentação do selo ao contratar o serviço. Todas as vans autorizadas pela Prefeitura estão identificadas com o selo de vistoria.

O secretário frisa que a certificação é uma garantia que o veículo esta em boas condições e com os itens de segurança obrigatórios, além da documentação do automóvel, do condutor e de seu auxiliar. “O objetivo é assegurar um transporte escolar de qualidade, eficiente e seguro para todos os estudantes”, destaca. A situação do veículo e do condutor também pode ser consultada junto ao Departamento de Trânsito pelo telefone (31) 3847 47 87.

Fiscalização

A partir da próxima semana, motoristas que trabalham com o transporte escolar em Timóteo irão passar por uma fiscalização rigorosa para coibir a atividade clandestina. A ação será realizada pelo Departamento de Trânsito juntamente com a Polícia Militar. Os veículos irregulares serão apreendidos e os condutores estarão sujeitos à multa e infração grave.  Até o momento, dos 71 permissionários cadastrados, 32 foram vistoriados e autorizados a prestar o serviço no segundo semestre.