11/08/2017 - 17h21
Consep lança campanha “Fique Vivo: Atravesse na Faixa”
Campanha segue a investimento do município na revitalização de faixas e construção de passagens elevadas

Consep Campanha Faixa

O Conselho de Segurança Pública de Timóteo – Consep I – recebeu nesta quinta-feira, (10/08), faixas, banners e panfletos para a realização de uma campanha de orientação para utilização da faixa de pedestres. Os materiais foram entregues pela Prefeitura de Timóteo, por meio do Secretário de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Jacob Ricardo. A campanha será realizada nas ruas e ainda em igrejas, empresas, entidades, associações e também escolas.

O repasse foi feito durante reunião do Consep Intermunicipal, realizada no auditório da 85ª Companhia de Polícia Militar de Timóteo, no Bairro Primavera. O encontro contou com a participação dos membros do Conselho no município e ainda de representantes dos Conseps de Coronel Fabriciano e do Fórum dos Conseps de Ipatinga. Também participaram do evento as equipes de Trânsito e Meio Ambiente da Secretaria de Obras, o Comandante 85ª Companhia de Polícia, Major Luiz Magalhães, representantes de várias entidades e os vereadores Raimundo Nonato e Diogo Siqueira.

A reunião também foi marcada pelo lançamento da campanha “Fique Vivo: Atravesse na faixa”, através de uma parceria entre o Consep, Prefeitura de Timóteo, Polícia Militar, Rotary clube, Grupo de Escoteiro Jequitibá e Pipocas Plinc. Segundo Antônia Toledo, integrante do Consep II, a ideia de realizar a campanha, que começa imediatamente e não tem prazo para acabar, surgiu a partir da vivência dos membros do conselho no trânsito, acompanhando discussões e bate-boca entre pedestres e motoristas.

Na campanha, o Consep vai orientar os pedestres a atravessarem sempre na faixa. “Mas antes de atravessar, é preciso parar na calçada em frente a faixa, mesmo que não sinalize, olhar o movimento e só atravessar quando o motorista perceber a sua presença e parar”, pontuou. A campanha destaca que “a preferencia na faixa é do pedestre mas o motorista pode não ter visto você!”. “No caso de faixa sob o semáforo, prevalece o transito de veículos caso o sinal esteja aberto”, lembrou Antônia Toledo.

Trabalho Voluntário

O Major Luiz Magalhães elogiou os membros dos Conseps que atuam sem interesses pessoais ou políticos, tirando um tempinho para se dedicar a essa causa. O oficial lembrou que quebra molas, pintura, mudança de trevo, são ações que ocorreram no município com interferência dos Conseps e aproveitou para agradecer o Prefeito Geraldo Hilário, sempre disponível em ajudar. O Tenente Agostinho agradeceu ao secretário de Obras, Jacob Ricardo e ao prefeito Geraldo Hilário pela implantação de várias passagens elevadas na cidade, pintura e revitalização de faixas. “Tenho observado o empenho da prefeitura em melhora a segurança e o Consep está aproveitando esta carona, lançando agora a campanha para orientar sobre o trânsito e especialmente o uso das faixas de pedestres”, comentou.

O Secretário Jacob Ricardo, representando a Prefeitura de Timóteo, valorizou o trabalho de toda a equipe que segue as orientações do prefeito Geraldo Hilário em atender primeiro as pessoas em relação aos serviços que garantam segurança e qualidade de vida. “Podas de árvores buscando melhorar a visibilidade para motoristas e a sinalização, com instalação de quebra molas e passagens elevadas, além de pintura e revitalização de faixas contribuem significativamente para a segurança de todos”, completou Jacob Ricardo.