21/08/2017 - 17h59
Guarda de Moçambique é destaque em Formiga
Fé e cultura nas ruas durante tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário


PMT
I010901.jpg
Congado

O Congado, manifestação cultural e religiosa afro-brasileira, se fez presente nas ruas do município de Formiga, durante a realização da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário. As danças, músicas e cantos, que recriam a coroação de um rei do Congo, emocionaram milhares de pessoas neste final de semana na área central do município.

 

Cerca de 40 grupos de congado de Minas Gerais participaram das atividades culturais e religiosas. Um dos destaques foi a Guarda de Moçambique de Timóteo, que representou o Vale do Aço na festividade. O grupo timotense foi escolhido para escoltar o Rei e a Rainha no cortejo pela cidade. O desfile teve início no Teatro Municipal, com passagem por vários trechos da área central e pela “Subida da Princesa Isabel”, ato que referência a monarca e cujo avenida dá acesso ao Convento do Rosário, onde foi encerrado o cortejo.

 

“A nossa participação recebeu muitos elogios dos organizadores, que fizeram questão de renovarem o convite para o próximo ano”, comemorou Luís Fabiano dos Santos, capitão mor e presidente do Instituto Reino do Rosário/Guarda de Moçambique. Esta semana, o grupo está buscando apoio da comunidade para custear as despesas para sua participação no Reinado de Araújo, um dos eventos mais tradicionais de Minas Gerais. A Guarda de Moçambique também está se organizando para participar do 47ª Festa de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário, em Goiânia, no mês de setembro.


Fonte : PMT





VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que posSAM comprometer sua imagem.

Nome:
Email:

Enviar