14/11/2017 - 16h48
Prefeitura amplia e melhora serviços de saúde
Laboratório Municipal eleva em 70% a realização de exames em 2017. Secretaria de Saúde redistribuiu cotas, para uniformizar a coleta, que é realizada de segunda a sexta-feira


PMT
G011225.jpg
Conferencia e Laboratorio

Somente de janeiro a setembro deste ano, foram realizados mais de 39 mil exames, atendendo mais de 13 mil usuários, com uma média de 1.500 atendimentos por mês no Laboratório Municipal de Timóteo, que funciona junto ao Centro de Saúde João Otávio, no Bairro Olaria. Em comparação ao ano anterior, este valor representa aumento de cerca de 70% na disponibilização de exames. Em 2016, foram realizados 23 mil exames, atendendo oito mil usuários. 

Uma mudança positiva, que proporcionou o aumento nos atendimentos no laboratório é a redistribuição das cotas, tornando mais uniforme a utilização pelos usuários para coleta de exames, de segunda a sexta-feira, de 7h às 9h . Anteriormente, a coleta era concentrada em alguns dias na semana, o que provocava filas maiores e desconforto para os usuários.  A alteração foi efetivada a partir do mês de outubro. 

“O Laboratório Municipal é um setor de apoio diagnóstico à atuação clínica dos profissionais de saúde para que o atendimento ao usuário seja resolutivo. Os exames complementam a atuação médica e favorecem um diagnóstico mais preciso e, consequentemente, um tratamento mais eficiente”, observa o prefeito, Dr. Geraldo Hilário, que também é médico. Dr. Hilário destacou o trabalho dos 30 funcionários da unidade, entre eles os bioquímicos, técnicos de patologia e de serviços de saúde, da administração e serviços gerais, que contribuem para a qualidade dos serviços. 

No Laboratório Municipal, são oferecidos 111 diferentes tipos de exames nos setores de Bioquímica, Parasitologia, Hematologia, Imunologia, Sorologia, Microbiologia, Urinálise e Biologia Molecular. A unidade trabalha com dois aparelhos de hematologia, sendo um do município e o outro cedido pelo fornecedor onde são comprados os reagentes. Com uma licitação de mais de R$ 80 mil em materiais festa este ano, o fornecedor está trocando o aparelho cedido Cell Dyn 1700 por um mais avançado, modelo Cell Dyn 3700, passando a capacidade de processamento de 60 para 90 amostras/hora de exames. O equipamento é um analisador de hematologia automático para uso no diagnóstico in vitro, com capacidade avançada para médias e altas rotinas. Além dos equipamentos e estrutura própria, o Laboratório Municipal conta ainda com o suporte de três laboratórios particulares conveniados, que realizam parte da lista de exames oferecidos pela rede municipal de saúde.

Além da realização de exames para diagnóstico de doenças, o serviço laboratorial é um grande processador de dados imprescindíveis para o gerenciamento de ações – muitas vezes, estratégicas – em saúde pública, como por exemplo, dados sobre existência de epidemias de doenças ou de acompanhamento de doenças endêmicas, como a dengue.

Meta é regionalizar coleta

O secretário de Saúde, César Luz, esclarece que, enquanto as coletas de rotina são realizadas de segunda a sexta, de 7h às 9h, o atendimento de urgência, em apoio ao Centro de Saúde João Otávio, ocorre 24h por dia, sete dias por semana. 

Segundo ele, o objetivo a partir de agora, é viabilizar a regionalização da coleta para Unidades Básicas de Saúde, proporcionando maior comodidade aos usuários. “A projeto é criar uma rede de coleta em Unidades Básicas de Saúde, estrategicamente localizadas, atendendo aos moradores de todos os sete setores da cidade.” 

O secretário explica que o desafio é realizar a descentralização atendendo às normas sanitárias e com a melhor logística possível, o que inclui equipe técnica e equipamentos adequados para a conservação das coletas realizadas, além de veículos em condições satisfatórias. 

A descentralização faz parte da proposta de governo de priorizar “Primeiros às Pessoas”, buscando ampliar e melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.  Por determinação do Prefeito de Timóteo, Dr. Geraldo Hilário, a Secretaria de Saúde tem redobrado o cuidado com todos os setores da Atenção Básica da Saúde. O Laboratório Municipal é uma das unidades que tem merecido atenção especial.


 


Fonte : PMT




Galeria


VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que posSAM comprometer sua imagem.

Nome:
Email:

Enviar