14/11/2017 - 16h52
Conferência da Educação de Timóteo debate desafios para o setor
Evento mobilizou profissionais da educação nos três níveis e a sociedade civil

G011221.jpg
Conferencia e Laboratorio

Com o auditório do Centro Educação Católica do Leste de Minas Gerais (CEC-MG) lotado, os profissionais da área de educação e representantes da sociedade civil debateram os desafios e as oportunidades para o setor na II Conferência Municipal de Educação de Timóteo aberta nesta segunda-feira(13), promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação. O evento, que terá prosseguimento na noite desta terça-feira (14), foi aberto oficialmente pelo prefeito de Timóteo, Dr. Geraldo Hilário Torres, que destacou a importância de se avaliar a situação da Educação e buscar avanços.

“Só temos como avançar numa cidade se avançarmos pela Educação. Desejo bons resultados para esse debate e que Timóteo marque firme suas posições nas conferências nacional e estadual  por meio dos delegados que serão constituídos neste encontro”,  citou na abertura. Para o prefeito, trabalhar para o futuro é investir na criança. “Hoje aprendi que investir na formação da criança no presente é a melhor forma de se construir o futuro. As questões de saúde, assistência social, segurança terão solução pela formação dos alunos. A Educação é capaz de reverter a situação do país e trazer a melhoria da qualidade de vida para a comunidade através da formação do ser humano como um todo’, argumentou.

A Conferência de Educação tem como tema central “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG)  e a implementação dos Planos de Educação”, sendo subdividida em nove eixos temáticos  que tratam dos Planos Decenais e da Secretaria de Estado da Educação, abrangendo itens como: democratização, cooperação federativa, avaliação e regulação da educação; qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; gestão democrática: participação popular e controle social;  acesso, permanência e gestão;  diversidade, democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;  políticas intersetoriais de desenvolvimento; valorização dos profissionais da Educação;  financiamento: gestão, transparência e controle social;  e o SIEP/MG.

“Todos os eixos representam desafios, que nos propomos a transformar em oportunidades em busca da qualidade do ensino”, afirmou Guaraciaba Martins, secretária de Educação de Timóteo, destacando a grande novidade da conferência que foi a discussão do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais, que traz expectativas bastantes positivas. A secretária salientou a importância da presença de representantes de todos os níveis de ensino e da comunidade na construção das políticas educacionais do município.

A Conferência da Educação contou com a participação do vereador de Timóteo e professor Diogo Siqueira, da superintendente regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Edvania de Lana Morais Andrade e da presidente do Conselho Municipal de Educação, Katya Araújo Serpa. Diogo Siqueira frisou que “repensar a Educação em nosso município, Estado e país é um caminho indispensável para a construção de uma educação de mais qualidade, uma educação transformadora”.  Os delegados eleitos na conferência municipal participarão da Conferência Territorial a ser realizada no dia 25 de novembro em Caratinga. Em março de 2018, será realizada a Conferência Estadual. “É importante envolver os trabalhadores, gestores e a sociedade civil na discussão das demandas da educação”, avaliou a superintendente, destacando ainda que os encontros municipais e estaduais servirão para avaliar a implementação dos Planos Decenais de Educação.