14/11/2017 - 17h13
Terceiro LIRA’a do ano mantém estado de alerta
Em Timóteo, maior número de focos foram encontrados em barris, tambores e similares.


PMT
I011736.jpg
3º LIRA

A Secretaria de Saúde de Timóteo, por meio do Serviço de Combate a Endemias, está atuando, a partir desta semana, nas áreas onde foram encontrados focos com identificação positiva de larvas do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica. A partir desta segunda-feira (13), teve início o Levantamento de Índice (LI) nos bairros Pelonha e Petrópolis.

A terceira pesquisa de Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRA’a) deste ano, realizada na última semana de outubro 2017 (de 24 a 26/10), apresentou resultado de 3,0%, considerado como “estado de alerta” no município. O levantamento revelou que os bairros Cachoeira do Vale, Ana Rita e Área de Ocupação do Limoeiro mostraram maiores índices de infestação larvária. 

A partir desta semana têm início as ações de mutirão para prevenir e combater os focos do mosquito. O período de chuvas alternadas com calor intenso aceleram o ciclo de proliferação do Aedes. 

O secretário de Saúde, César Luz, recomenda o máximo de atenção no cuidado com quintais, calhas, caixas dágua e recipientes que armazenam água. “As larvas foram encontradas principalmente, em recipientes fixos baixos, como barris, tonéis e caixas dágua no chão, utilizados para armazenar água. Já não é mais tempo de ignorar as medidas preventivas. As doenças estão surgindo com sintomas crônicos e graves sequelas na saúde do indivíduo”, fala.
 
Timóteo possui 40 Agentes de Combates a Endemias em campo, número recomendado pelo Ministério da Saúde para cobrir 100% dos imóveis. A Supervisora de Combate a Endemias, Brisa Gomes, explica que a ação do morador impede a disseminação dos focos no setor até a próxima visita do agente”. O desafio da prevenção é de todos, que atuando em conjunto promovem mais saúde para a comunidade.


 


Fonte : PMT





VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que posSAM comprometer sua imagem.

Nome:
Email:

Enviar