16/11/2017 - 10h20
Conferência da Educação indica emendas/destaques
Com participação expressiva da sociedade, resultado do evento é considerado satisfatório

Seminário da Educação

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e o Conselho Municipal de Educação realizaram a II Conferência Municipal da Educação, evento preparatório para as discussões estadual e nacional. “O resultado foi bastante satisfatório. Debatemos com profundidade os eixos propostos e indicamos os destaques que serão defendidos nas conferências estadual e nacional pelos delegados eleitos no encontro de Timóteo”, frisa a secretária de Educação Guaraciaba Martins.

Dos nove eixos propostos para avaliação, foram indicados três  emendas/destaques por eixo, totalizando 27 itens (prioridades) que mereceram a atenção especial dos participantes, inclusive com solicitação de alteração dos textos originais em alguns casos.  “Foi um encontro proveitoso com a participação expressiva dos educadores, pais e alunos, além da comunidade em geral.  Um dos pontos mais importantes debatido foi relacionado ao Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG), que trará mudanças significativas para o ensino”, explicou a secretária.

Como deliberação do encontro, foi proposta uma audiência pública de abrangência estadual para ampliar o debate. Este item será defendido pelos delegados de Timóteo durante a Conferência Territorial de Caratinga que acontecerá no dia 25 de novembro, como etapa preparatória do encontro estadual.  As conferências Estadual de Educação de MG (CEEMG), Nacional da Educação (CONAE) e Nacional Popular da Educação (CONAPE) ocorrerão em /2018.

Delegados eleitos:

1) Educação Básica

• Trabalhadores: Titular-Maria Aparecida Foureaux

Suplente - Ronaldo Ramos da Cunha

• Gestores Municipais: Titular - Márcia Lessa Nunes

Suplente - Adriana Sangi do Nascimento Pereira

• Estudantes: Titular - Maria Eduarda Souza Brommonschenkel

Suplente - Samuel Santos Amaro

• Conselheiros Municipais De Educação: Titular - Antônio José de Assis Castro

Suplente - Narlene Almeida Andrade

2) Educação Profissional

• Estudantes: Titular - Matheus Filipy Souza Marquiole