12/12/2017 - 16h32
Cachoeira do Vale e Alvorada recebem mutirão contra dengue e leishmaniose
Foram feitas vistorias, orientações e recolhimento de materiais inservíveis para prevenir doenças.

Mutirão Arboviroses Leishmaniose

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (12), a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando um grande mutirão contra a leishmaniose e as arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela) no bairro Alvorada.  O índice da leishmaniose canina está crescendo no bairro, sendo necessário o apoio dos moradores para o combate ao vetor, o mosquito “Palha”.

Denominada de “Todos contra a Leishmaniose”, a campanha envolveu mais de 100 agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. A operação deparou-se com alguns acumuladores de materiais inservíveis, que guardavam em suas residências vários objetos que acumulam água e que servem de criadouro para o mosquito Aedes aegypti e mosquito “Palha”.   Após uma boa conversa com a coordenação do mutirão, essas pessoas permitiram a retirada dos materiais, contribuindo para a prevenção das doenças. Ambientes com lixo, folhas, cascas, restos de alimentos, fezes, restos de madeira e podas de jardim em locais úmidos, com sombra, são ideiais para o desenvolvimento mosquito Palha.

Na segunda-feira (11),  o Distrito de Cachoeira do Vale recebeu o mutirão contra a dengue, ação da Secretaria de Saúde de Timóteo para a redução dos focos de infestação do mosquito Aedes aegypti. Desenvolvida pelo Departamento de Vigilância em Saúde e Controle de Zoonoses, a operação contou com o apoio da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Cerca de 120 servidores, entre Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate a Endemias e funcionários da Secretaria de Obras foram mobilizados nesta operação. Devidamente uniformizados e credenciados, os profissionais vistoriaram imóveis, repassaram informações sobre as formas de prevenção contra as arboviroses e recolheram aproximadamente um caminhão cheio de lixo com o apoio da comunidade.

A ação atingiu também o Bairro dos Vieiras. Além do enfrentamento às arboviroses, o mutirão também incluiu as orientações de prevenção à Leishmaniose Canina.

O mutirão é uma das ações definidas pelo Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Arboviroses (CIEA), organizado pela Prefeitura de Timóteo por meio da Secretaria de Saúde, que busca manter e intensificar um conjunto integrado e coordenado de ações para o enfrentamento da Dengue, Chikungunya, Zica e Febre Amarela.

A operação será levada a outros bairros, prioritariamente, nas áreas onde o resultado do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) apontou alto índice de infestação