01/08/2018 - 13h52
Campanha contra Paralisia Infantil e Sarampo inicia na segunda
Vacinação ocorrerá de 06 a 31 de agosto em nove unidades de saúde


PMT
I014679.gif
Campanha contra Paralisia Infantil Sarampo

O município de Timóteo participará da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Sarampo, que se inicia a partir da próxima segunda-feira (06) e segue até o dia 31 de agosto. O Ministério da Saúde tem como meta a cobertura vacinal de 95% do público alvo. Em Timóteo, a população a ser atingida é estimada em 4.142 crianças.

A campanha é destinada a crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças nas unidades de saúde com o cartão de vacina. Com relação à poliomielite (paralisia), o objetivo da campanha é evitar que o vírus da doença volte a circular no país, já que a doença permanece endêmica no Afeganistão, Nigéria e Paquistão. No caso do Sarampo a intenção é evitar o aparecimento de surtos no Estado de Minas Gerais, que não teve nenhum caso registrado até o momento. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil enfrenta dois surtos da doença: em Roraima e no Amazonas, mas há casos confirmados em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia.

UBS /Horários

A vacina será disponibilizada em nove Unidades Básicas de Saúde. O horário de funcionamento das salas de vacinas é o seguinte:

Alegre, Timotinho, Cachoeira do Vale, João XXIII, Primavera e Macuco (A unidade do Macuco funciona apenas segunda, quarta e sexta-feira):7:30h às 12 h
Sede: 9h às 16 h
Limoeiro: 8:30h às 11:30 h e 13h às 16 h
Ana Moura: 7:30h às 11h e 13h às 16 h

Rotina

Estas vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e são feitas na rotina. De acordo com o calendário, a Vacina Oral contra Pólio deve ser aplicada em crianças com 15 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; e a de Sarampo (Triviral) deve ser aplicada a primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.


 


Fonte : PMT