28/08/2018 - 17h18
Grupo Amor Azul busca apoio para atender pessoas com transtorno de espectro autista
Representantes do Grupo Amor Azul de Pais e Amigos das Pessoas com Transtorno de Espectro Autista de Timóteo se reuniram na tarde desta terça-feira (28/9) com o prefeito Douglas Willkys, e com os secretários de Saúde, Eduardo Morais, e de Governo, Jair Eduardo Ribeiro, para apresentar algumas demandas.

Grupo Amor Azul

entidade estava representada por Wellington Teixeira Andrade, por Elizabeth Almeida Arruda, e pela assistente social Rosana Carvalho. Wellington explicou que entre os objetivos do grupo estão a integração dos pais, a divulgação das ações e cobrança pela efetividade das políticas públicas previstas em lei.

Atualmente 115 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, que possuem o transtorno fazem parte da entidade, mas o número pode ser ainda maior. Segundo Rosana Carvalho, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para o aumento de casos de transtorno de espectro autista a cada ano.

A reivindicação do Grupo Amor Azul é montar em Timóteo uma estrutura com profissionais da rede para atender os autistas. Inicialmente, a demanda seria por uma sala de integração sensorial com um terapeuta ocupacional. Depois a ideia é a de buscar incentivos do Ministério da Saúde para a implantação de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) que é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação com uma equipe multiprofissional.

Douglas lembrou das dificuldades financeiras do município, especialmente na contratação de profissionais, mas colocou a estrutura da prefeitura à disposição da entidade. O secretário de Saúde, Eduardo Morais, endossou as palavras do prefeito e aproveitou para parabenizar o empenho da entidade. “Sou servidor de carreira da saúde e sei da importância de acolher essas crianças e adolescentes”, reforçou Eduardo.

Ao mesmo tempo, ele se prontificou a iniciar levantamentos e estudos técnicos junto com a terapeuta ocupacional e com o Grupo Amor Azul para viabilizar a demanda.