31/10/2018 - 18h52
Secretaria de Saúde de Timóteo intensifica ações de combate ao Aedes
Campanha alerta para focos nos domicílios que respondem por 80% dos casos


PMT
G012792.jpg
Blitz contra Aeds

A Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A medida foi determinada pelo prefeito de Timóteo Douglas Willkys em função do alto índice de infestação de 4,2%, apresentado na pesquisa do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypit (LIRAa) realizado no período de 16 a 18 de outubro. O índice recomendado pelo Ministério da Saúde para evitar a epidemia é de até 1%.

“Consideramos necessário o fortalecimento de estratégias de prevenção e controle dessas doenças e de suas sérias complicações”, defendeu o secretário de Saúde de Timóteo, Eduardo Morais, acrescentando que as ações estão sendo tomadas em consonância com o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Arboviroses. Conforme apurado pelo LIRAa, em Timóteo, os domicílios respondem por cerca de 80% dos focos.

Nesta quarta-feira (31), o Departamento de Vigilância em Saúde de Timóteo, através do setor Centro de Controle de Zoonoses, promoveu uma ação educativa denominada “Blitz alerta para combate ao Aedes” das 7h às 17h, no Centro Norte e Quitandinha.  As atividades incluíram panfletagem nas portarias da Aperam na área central, blitzen nos semáforos e a tenda da saúde com o repasse de informações sobre as doenças e prevenção.

A mobilização também contou com a presença do personagem do mosquito Aedes aegypti e de palestras relâmpagos de 10 minutos para as turmas do Centro Municipal de Educação Integrada (CMEI). 

Novembro Azul

Neste sábado, dia 03, a Secretaria de Saúde montará a Tenda da Saúde com o tema Novembro Azul na Praça 1º de Maio, de 9h às 13h. A equipe de zoonoses também estará presente para intensificação na ação de combate ao Aedes aegypti. Será oferecido serviços de aferição da pressão arterial e dado orientações sobre o novembro azul.


Fonte : PMT