05/11/2018 - 17h19
“Doces ou travessuras” na Escola Municipal de Timóteo
Halloween vira referência na disciplina de inglês

G012798.jpg
Halloween

No decorrer do mês de outubro, a Escola Municipal de Timóteo realizou um trabalho interdisciplinar voltado para o Hallowem com todas as turmas do 8º e 9º anos. O projeto foi coordenado pelo professor de Inglês Wanderley Almeida de Carvalho, do turno Matutino, contemplando 178 alunos. O tema usado no trabalho foi: “Doce ou travessuras.” A culminância do trabalho aconteceu na quarta-feira passada (31/10) com a comemoração do Dia das Crianças com guloseimas e brinquedos diversos, oferecidos pela direção da escola.

O Halloween (ou Dia das Bruxas como é mais popularmente chamado nos países nativos de língua portuguesa - lusófonos) é uma data comemorativa típica dos países de língua inglesa (Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos, Austrália). É tradicionalmente celebrado no dia 31 de outubro e suas raízes culturais assemelham-se muito ao nosso Dia de Finados (2 de Novembro), que nos países de origem e língua espanhola é o “Día de Los Muertos”. São ambas comemorações fúnebres, datas em que se homenageiam aqueles que se foram. É um período adequado e interessante para trabalhar estes difíceis conceitos com os alunos, pois permite suavizar as questões simbólicas e representativas.

Foram trabalhados diversos conceitos como morte, espiritualidade, respeito as religiões e culturas diferentes, multiculturalismo, lembrança, medo, terror. É uma data simbólica interessante pois permite trabalhar temas difíceis de forma lúdica e oferece um universo rico de lendas e mitos que captam o interesse e curiosidade em todos os alunos em todas as idades.