08/11/2018 - 16h38
Timóteo realiza décimo Seminário de Educação Inclusiva
Evento promove atualização e fortalece a inclusão de pessoas com deficiência


PMT
I017532.jpg
X Seminário Educacao Inclusiva

O Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA) Padre Jean Marie Lemaire e a Fundação Aperam Acesita realizam nesta sexta-feira (9) e sábado (10) o X Seminário de Educação Inclusiva de Timóteo. O evento será aberto às 19h desta sexta-feira na Fundação Aperam Acesita e durante todo o sábado (8h às 11h e 13:30h às 17h)  sobre o tema principal “Inclusão Escolar: Caminhos, Descaminhos, Desafios e Perspectivas”.

Em sua décima edição, o encontro oferece capacitação aos professores da rede pública e privada de Timóteo e de outros municípios na implementação de uma educação inclusiva com atualização de conhecimentos. E ainda fortalece a política inclusiva para as pessoas com deficiência, proporcionar informação qualificada aos familiares e demais interessados da comunidade. Na abertura desta sexta-feira (09/11), os alunos surdos, cegos e com baixa visão, apresentam o show “Alegria, Alegria – Creia, 10 anos de Histórias”!

No sábado (10/11), a partir das 8h, serão ministradas as palestras com especialistas. A mestre em Linguística, Shirley Vilhalva, abordará os aspectos da Base Nacional Curricular Comum, citando as vantagens e desvantagens para a educação de surdos, com relatório sobre a política de educação bilíngue. A segunda palestra falará sobre “As Articulações na Educação Inclusiva – escola/família e o fortalecimento da rede de apoio”, com a neuropsicopedagoga, Wanessa Rodrigues. Ainda na parte da manhã, o tema “Desafios da Inclusão da Diversidade” será desenvolvido por Sávio Tarso, mestre em História.

À tarde, a advogada Déborah Prates falará sobre a “Importância da Acessibilidade Atitudinal para as Pessoas com Deficiência”. Logo após, Shirley Vilhalva defende o tema “Surdos Falantes e Sinalizantes – Zona de Conforto e Confronto”. E, encerrando as palestras do dia, a psicopedagoga Elaine Eleutério, cita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96), que assegura o direito à educação regular na rede regular de ensino e as exigências de adaptação ao currículo. 

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os participantes deverão acessar o link www.timoteo.mg.gov.br para fazer o seu cadastro. Mais informações pelo telefone (31) 3847-4336.
 


Fonte : PMT




Galeria