08/11/2018 - 16h38

Prefeitura Municipal de Timóteo
I017534.jpeg
A importância de estimular o esporte nas cidades

A prática de esportes é matéria importante e seus benefícios são amplamente difundidos entre a população. A realização de atividades físicas, além de propiciar uma maior qualidade de vida, também auxilia no processo de inclusão social, fomenta a convivência e ajuda a promover a educação. Mas qual é a importância de estimular o esporte nas cidades? Neste artigo abordaremos a relevância e o papel das cidades no incentivo ao esporte. Acompanhe:

Os benefícios da prática desportiva

Desde a infância até a melhor idade, a prática de esportes traz benesses inegáveis ao indivíduo. Além de melhorar e manter sua plena saúde física, age também como estratégia de educação, direta ou indireta, e de inclusão dessas pessoas ao convívio, tanto social quanto com a área onde mora: seu bairro, as praças e quadras.

O estímulo às crianças e adolescentes ao desporto acaba por influenciar na construção dos seus valores, na disciplina, no convívio social e no respeito às diferenças dentro e fora do esporte. Também as políticas para adultos e terceira idade ajudam, inclusive na manutenção de uma saúde satisfatória e na qualidade de vida dessa população.

A participação das cidades no estímulo ao esporte

O esporte nas cidades deve ser tema de grande relevância, uma vez que tem impacto em outros quesitos, como saúde e educação. Por isso, os poderes locais têm a oportunidade de realizar bons investimentos nessa área, como a implantação de leis e programas voltados ao ensino e à atividade desportiva. As cidades também podem criar parcerias com outros setores e organizações para incentivar ainda mais o acesso da população ao esporte, gerando assim, benefícios individuais e sociais.

Importância do esporte para as cidades

Os esportes auxiliam na formação de conceitos como a cidadania, e as suas práticas ajudam na construção dos valores do indivíduo e na sua relação com a sociedade.

O esporte também ajuda as pessoas a interagirem e darem vida à cidade onde moram, transformando o ambiente urbano em um lugar mais saudável.

Além disso, acabam por trazer benefícios econômicos às cidades, pois, podem gerar mais empregos aos profissionais da área, e também porque se entende que uma população mais saudável traz economia ao setor de saúde.

Sendo assim, o estímulo ao esporte nas cidades agrega valor não só ao indivíduo, mas também causam impactos positivos no governo e em toda a população.

Fonte : Prefeitura Municipal de Timóteo