14/11/2018 - 11h37
Qual o papel da assistência social no município

Prefeitura Municipal de Timóteo
I017626.png
Qual o papel da assistência social?

A Assistência Social é uma política pública importantíssima para a proteção e o amparo dos cidadãos em estado de vulnerabilidade. Ela configura um grande avanço do governo no alcance do bem-estar social. É uma responsabilidade tanto do governo federal, quanto dos governos estaduais e municipais.Mas qual a importância da assistência social no município? É o que trataremos neste artigo. Acompanhe:

O que é a Assistência Social?

A assistência social faz parte do tripé da Seguridade Social (Saúde, Previdência e Assistência Social). A partir da assistência social, adota-se um conjunto de ações que visam a proteção social dos cidadãos, através de projetos, serviços e benefícios voltados às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social. É uma política pública, dever do Estado e direito de todo cidadão que dela necessitar. O Estado tem como dever atender e amparar pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, ajudando-os em problemas ligados à educação, habitação, emprego, saúde, entre outros. Todos os indivíduos que necessitarem desse auxílio têm o direito de recebê-lo.

O papel da Assistência Social no Município

Nos municípios, a Assistência Social consegue atender às necessidades de sua região de acordo com as suas vivências, tentando minimizar as desigualdades e mazelas enfrentadas pela população mais vulnerável. Todo o seu trabalho é voltado para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social da população, principalmente para a parcela mais carente em sua cidade. Desse modo, as ações visam garantir a equidade, que é o suporte para que todos tenham acesso igualitário aos seus direitos como cidadãos. Portanto, o município consegue, através de ações regionalizadas, e também de parcerias com outras entidades, diminuir as desigualdades e contribuir para a redução da pobreza em sua localidade.

Importância da Assistência Social no Município

No exercício da Assistência Social é imprescindível que o atendimento às necessidades sociais sejam equilibradas com as exigências econômicas, de modo que os direitos sociais sejam alcançados e exercidos por todos os cidadãos, inclusive aos mais necessitados, a quem as políticas públicas são destinadas. Os assistentes sociais na gestão pública são articuladores dos interesses das classes menos favorecidas, que através do município busca atender efetivamente as condições indispensáveis ao exercício da cidadania e da autonomia do cidadão, sem discriminações de qualquer natureza. Sendo assim, a Assistência Social municipal é imprescindível para o acesso igualitário aos direitos sociais e para a construção de uma cidade mais justa. Gostou do nosso artigo? Então deixe nos comentários suas opiniões e dúvidas acerca do tema. Compartilhe, também, com outras pessoas.

Fonte : Prefeitura Municipal de Timóteo