30/11/2018 - 16h11
Hilda Zauza recebe selo “Escola Amiga do Meio Ambiente”
Atividade encerra Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental


PMT
I017707.jpg
Projeto Chuá

Nesta sexta-feira aconteceu o encerramento do Programa Chuá na Escola Estadual Professora Hilda Ozório Zauza, localizada no Bairro Ana Moura com a entrega do selo “Escola Amiga do Meio Ambiente. “

O Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental, desenvolvido há mais 30 anos nos municípios mineiros de abrangência da COPASA, tem o objetivo de aproximar, sensibilizar e conscientizar, mais especificamente, a comunidade escolar sobre a relação entre a saúde e o saneamento. 

Para receber o selo, a escola participou de várias etapas: Plantio de Mudas, Diálogos Interativos com as temáticas: COPASA e Meio Ambiente, Proteção de Mananciais, Consumo consciente e saneamento, A Educação Ambiental e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o saneamento; Campanha da cadeira; Campanha de arrecadação de óleo de cozinha; Oficina de produção de notícias; feira do desapego:trocar ao invés de comprar e feira verde com a troca e doação de muda.

Para o desenvolvimento das atividades o Chuá socioambiental contou com a parceria do COLMEIA – Coletivo Local de Meio Ambiente do Pró-Mananciais. O Chuá socioambiental é um ganho para a educação ambiental no município, contribui para o pensar e agir diferente para possibilitar uma sociedade diferente.

PRÓ-MANANIAIS

Em 2018, Timóteo foi contemplado pelo Pró-Mananciais que tem como objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela COPASA, por meio de ações e estabelecimento de parcerias, que visem a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Para o desenvolvimento do Pró-Mananciais, foi formado o COLMEIA com participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada responsável pelas etapas de diagnóstico, elaboração e acompanhamento do plano de ações a serem desenvolvidas de maneira participativa e colaborativa. 


Fonte : PMT