Parceiros debatem atualização do PIEA

Plano Integrado de Educação Ambiental define diretrizes para 2020 a 2023
I022095.jpg
Parceiros do PIEA

Na manhã desta terça-feira, 11, foi realizado a Oficina de Atualização do Plano Integrado de Educação Ambiental (PIEA) de Timóteo, no Centro de Educação Ambiental da Aperam/Oikós. A programação foi desenvolvida pelos parceiros do plano usando metodologias participativas, fomentando um ambiente de discussões e produção de informações.

Iniciou-se com a apresentação das diretrizes e indicadores de resultado do período de implementação, com resultados significativos de 90% de estratégias efetivadas ao longo de 2019. Em seguida, aconteceu uma dinâmica de grupo para elaboração da matriz lógica que define as diretrizes, estratégias, metas e indicadores para 2020 a 2023, com o alinhamento da matriz lógica elaborada com as perceptivas da educação ambiental estabelecidas no PIEA.

Durante a oficina, ocorreu a revisão dos objetivos estabelecidos no Plano, construção do diagrama de relações das instituições para um exercício do nível de envolvimento das parcerias com o Plano e elaboração da matriz de cooperação. Na avaliação da oficina, os participantes consideraram como ótimo o grau de satisfação nos quesitos metodologia, importância e participação.

A oficina contou com a participação dos parceiros do Plano, COPASA, Fundação Aperam Acesita, Thermon, Altec, Vamtec, Pedreira Um Valemix, Polícia Militar de Minas Gerais/12ª Cia PM MAmb, Solucionar. Soluções Ambientais, Primer, PMT (Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras.

As informações levantadas serão inseridas na atualização do plano e disponibilizadas para conhecimento. O próximo passo será o planejamento tendo como referência a matriz lógica estabelecida. Cabe ressaltar, que anualmente o plano passa por avaliação, monitoramento e planejamento.

O Plano Integrado de Educação Ambiental de Timóteo, foi elaborado em 2014, e lançado em 2015 e desde então vem sendo implementado pelos parceiros, de forma participativa e integrada e adaptativa a demanda local e temas atuais.

Galeria de Imagem