Comerciantes apresentam dificuldades do setor em reunião com prefeito e secretário de Saúde de Timóteo

Classe empresarial vai encaminhar propostas e sugestões até quarta-feira para serem discutidas pelo comitê de enfrentamento ao coronavírus
PMT
I022247.jpeg
Reunião comitê enfrentamento ao coronavírus

O prefeito de Timóteo Douglas Willkys e o secretário de Saúde, Eduardo Morais, se reuniram na tarde desta segunda-feira (30) com representantes da Associação Comercial e Empresarial (ACE), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e de um grupo de comerciantes independentes do Município para discutir algumas questões referentes aos reflexos da pandemia da Covid-19, transmissor do novo coronavírus.

Na pauta da classe empresarial as dificuldades com o fechamento parcial dos estabelecimentos comerciais – só aqueles comércios e prestadores de serviços considerados essenciais estão liberados para funcionar -, o que tem provocado dificuldades em vários aspectos.

Os representantes da Prefeitura reiteraram que o Executivo municipal não está insensível ou intransigente ao problema e que não existem dados técnicos para a tomada de decisão sobre uma possível liberação total do comércio.

Eles também lembraram que atualmente existem restrições impostas pelo Estado de Minas Gerais e que essas contingências foram reforçadas pela Recomendação Conjunta nº 01/2020, pelo Ministério Público de Minas Gerais, fortalecendo algumas medidas que precisam ter continuidade como a vedação de aglomeração no combate à propagação a Covid-19, transmissor do vírus, bem como carretas e manifestações públicas.

Os representantes do comércio vão encaminhar por escrito às reivindicações dos variados segmentos para a Prefeitura avaliar. “Tivemos uma reunião muito positiva e respeitosa. Vamos discutir as propostas e levá-las ao comitê de enfrentamento ao coronavírus para deliberarmos sobre os próximos passos”, ponderou o prefeito Douglas Willkys.

Comitê

Após a reunião com o segmento comercial, o comitê de enfrentamento ao coronavírus de Timóteo se encontrou para fazer um balanço a respeito da evolução dos casos suspeitos registrados no fim de semana. Estavam presentes representantes da Prefeitura, da UPA, do Hospital e Maternidade Vital Brazil, da PM, Corpo de Bombeiros, da Superintendência Regional de Saúde e da Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço.

A opinião unânime é que o isolamento social aliado às demais medidas tem sido positivo. A falta de retorno aos exames e de testes por parte do governo de Estado foi pontuado como uma das limitações à tomada de decisões quanto à flexibilização das medidas adotadas.

Na próxima quarta-feira o comitê volta a se reunir para deliberar sobre novas medidas e ações a serem adotadas no Município. O entendimento é que preciso ter equilíbrio nas ações, mas levando em conta a situação de empresários e comerciantes, mas sem perder de vista a saúde de toda a população.

Fonte : PMT

Compartilhe:

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.