Sobe pra cinco os casos positivos para coronavírus em Timóteo

Assim que apresentaram os primeiros sintomas, os moradores adotaram a quarentena para evitar a proliferação do vírus
I022252.jpeg
Vista aérea da Secretaria de Saúde de Timóteo

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou mais três casos positivos de moradores de Timóteo para Covic-19, transmissor do novo coronavírus. O primeiro caso positivo no Município foi constatado em 17 de março, perfazendo quatro ocorrências confirmadas.

No sábado o Município foi notificado de dois casos que testaram positivo para coronavírus: ambos do sexo masculino, com 41 anos, que haviam  retornado de uma viagem à Europa com um grupo de 11 pessoas.

Eles sentiram os primeiros sintomas em Belo Horizonte no dia 15 de março, quando procuraram atendimento particular. Foram coletadas amostras swab nasofaringe RT PCR, cujos testes resultaram positivo para Covid-19. O material foi colhido e analisado pelo laboratório Hermes Pardini. Os pacientes passaram pelo período de quarentena e estão recuperados.

4º Caso

Já o quarto caso positivo para Covid-19 foi ratificado pela Secretaria de Estado de Saúde à Vigilância Epidemiológica de Timóteo nesta segunda-feira (6).

O novo caso atestado é de uma paciente do sexo feminino, com 60 anos de idade, que chegou de um cruzeiro pela Costa brasileira no dia 17 de março. A paciente foi visitada pela equipe do Covid-19 da Vigilância Epidemiológica em 2 de abril, quando foi coletada amostra e encaminhada a FUNED. Ela já havia realizado anteriormente coleta para teste pelo seu plano de saúde.

Os primeiros sinais na paciente de Timóteo ocorreram há 14 dias com prostração, tosse seca persistente e episódio de febre baixa no início do quadro. A paciente disse ter ficado em quarentena domiciliar desde a sua chegada ao Município.

Seu esposo, que não viajou com ela, apresentou sintomas em 22 de março com relato de febre, prostração, mialgia e tosse seca leve. Ambos tiveram amenizado os quadros descritos de forma progressiva e com o passar dos dias.

5º caso

O quinto caso positivo para Covid-19 é de um paciente, do sexo masculino, 62 anos, foi confirmado nesta terça-feira (7). Ele é marido da senhora de 60 anos que já havia testado positivo na segunda-feira (6), após retornar de viagem em um cruzeiro pela costa brasileira. Ele foi o único contato domiciliar da paciente cujos sintomas iniciaram em 22 de março.

O paciente foi visitado pela equipe de atendimento domiciliar da Covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 2 de abril e relatou febre intermitente, prostração, mialgia e tosse seca leve. Na oportunidade foi realizada coleta de swab nasofaringe e encaminhado para a FUNED. O paciente já havia feito a coleta para exame em instituição particular, cujo resultado acusou positivo.

Desde então a equipe de atendimento está monitorando estes dois casos que, apesar dos sintomas leves, permanecerão em isolamento até o completo desaparecimento das manifestações do vírus.

Atualizado em  08/04

Maria Cecília
Bom dia!Gostaria de saber qual a previsão para vacinar os idosos da Avenida Jovino Augusto da Silva.Visto que a Rua Manoel Samora já foi vacinada desde o dia 27 de março!obrigada!E espero sua atenção!

Zélia Maria Rodrigues
Os idosos já foram vacinados . Quando os acamados serão?