Prefeitura de Timóteo intensifica ações de combate à pandemia por Covid-19

As cinco novas equipes de fiscalização entraram em ação nesta segunda-feira; vistorias também acontecem à noite
Novas equipes de fiscalização da PMT

O Município de Timóteo passou a contar com mais cinco equipes, com quatro pessoas cada, para incrementar as ações de orientação e fiscalização ao cumprimento das normas de enfrentamento contra a pandemia de Covid-19. As novas equipes entraram em ação a partir desta segunda-feira (18). Anteriormente apenas uma equipe estava realizando esse trabalho de conscientização.

Diariamente são realizadas cerca de 70 visitas em estabelecimentos comerciais, portas de bancos e outros locais que geram aglomeração de público, oportunidade em que são reforçadas, pelos fiscais, as orientações sobre distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, o uso obrigatório de máscaras e também as medidas sanitárias para evitar a propagação do coronavírus.

As visitas também são realizadas à noite para checar se bares, botecos, lanchonetes e restaurante estão em acordo com decreto municipal que estabelece o funcionamento e a tele-entrega a partir das 20h. Também a partir desta segunda-feira, as academias, Box de Crossfit e estúdios de pilates também serão monitorados, pois foram autorizados a funcionar. Nesse caso específico, os estabelecimentos serão visitados por profissionais de Educação Física que atuam no Programa Humanizar, cujas atividades estão suspensas.

HMVB

Em outra frente de atuação, a Prefeitura de Timóteo, vem acompanhando as discussões sobre a mudança da mantenedora à frente da gestão do Hospital e Maternidade Vital Brazil. O prefeito Douglas Willkys está empenhado pessoalmente junto a direção da Aperam South America, proprietária do prédio onde funciona o HMVB, para tentar antecipar a transição, prevista inicialmente para setembro, como forma de evitar prejuízos ao atendimento da população especialmente nesse período de pandemia.

João Otávio

Paralelamente, o Município agilizou a reforma na estrutura interna e externa do Centro de Saúde João Otávio que passará a operar até junho como um centro de referência para agravos respiratórios em virtude da emergência em saúde pública provocada pelo novo coronavírus.

Na sexta-feira secretários municipais acompanhados de integrantes do Conselho Municipal de Saúde, de técnicos e de representantes da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro e da Superintendência Regional de Saúde, fizeram uma visita para conhecer o novo espaço que vai reforçar o combate ao vírus. São mais 11 leitos equipados para atender pacientes com quadros clínicos de menor complexidade para a Covid-19.

Testes

A Secretaria de Saúde, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, criou uma equipe de Covid-19 para fazer o acompanhamento de pacientes com casos suspeitos ou que testaram positivo para a coronavírus. Até domingo, 17 de maio, o boletim epidemiológico apresentava 16 pacientes positivados para Covid-19, sendo que 12 se recuperaram e outros 4 se encontram em isolamento domiciliar.

Foram distribuídos os testes para detecção do vírus em 6 estabelecimentos de saúde, como UPA, Hospital Vital Brazil e outras 4 unidades de saúde. Os testes são direcionados para públicos específicos com critérios previamente definidos para os grupos de profissionais de saúde e profissionais de segurança e salvamento.