Prefeitura de Timóteo adota mais rigor no uso de EPI´s pelos servidores públicos

A publicação do Decreto nº 5.288 de 09/05/2020, aumentou a fiscalização dos setores quanto ao uso de máscaras
PMT
I022323.jpg
Cipa 1

A Prefeitura de Timóteo, setor de Medicina e Segurança do Trabalho, tem orientado os servidores públicos sobre a importância do uso de Equipamentos de Segurança Individual (EPI) em todos os setores da Administração Municipal, para as mais diversas funções. Com a pandemia por Covid-19, a exigência para o uso dos EPI´s junto aos servidores aumentou.  Nas dependências da Prefeitura, por exemplo, o uso de máscara  passou a ser obrigatório.

Com a publicação do Decreto nº 5.288, de 9 de Maio/2020, que estabeleceu o uso obrigatório de máscaras, o setor de Medicina e Segurança do Trabalho reforçou a conscientização sobre as medidas de higiene preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Organização Mundial de Saúde (OMS) em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Habitação e Mobilidade. As máscaras protegem o trabalhador e as outras pessoas, dentro e fora do ambiente de trabalho, bloqueando partículas que podem ser emitidas pela tosse, espirros e mesmo pela fala.

De acordo com Cristiano Nunes Freitas, gerente de Saúde Laboral, nesta segunda etapa, o uso dos EPI’s passou a ser fiscalizado com mais rigor. “Entendemos que há um incômodo natural no uso de máscaras e outros, mas é uma proteção para o trabalhador. É preciso saber colocar o item com as mãos higienizadas e tirá-lo longe de outras pessoas.

“Antes da pandemia do coronavírus já exigíamos os itens para a proteção da saúde do trabalhador. Agora é uma obrigação e estamos fiscalizando”, diz. Cristiano Freitas chama a atenção para a mudança de cultura na área de segurança do trabalho e quanto ao aumento do nível de exigência no uso de EPI’s. Os técnicos de Segurança do Trabalho e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) estão visitando os diversos setores da Prefeitura.

O setor de Medicina e Segurança do Trabalho, vinculado à secretaria de Administração e Gestão, fica localizado no prédio da Secretaria de Obras,Serviços Urbanos, Habitação e Mobilidade, à rua Gardênia, nº 41, bairro Primavera. Mais informações pelo (31) 3847-4749.

Fonte : PMT

Compartilhe: