Timóteo convida cidadãos a divulgarem suas boas práticas ambientais

Da composteira doméstica à iniciativa privada de olho na sustentabilidade, tudo é válido. Queremos conhecer o seu projeto.
PIEA

Em Timóteo, o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado na data de 5 de Junho, será lembrado de uma forma diferente. Durante todo o mês de junho serão compartilhadas as ações em favor do Meio Ambiente, desenvolvidas pela sociedade civil, setores público e privado nas redes sociais do Plano Integrado de Educação Ambienteal (PIEA). Os endereços para compartilhar são: https://www.facebook.com/piea.timoteo e https://www.instagram.com/pieatimoteo

Os parceiros do PIEA querem divulgar as “Boas Práticas Ambientais Timoteenses” na intenção de valorizar as boas ações e estimular a conscientização. Portanto, serão válidos todas as iniciativas que reduzam resíduos que impactam diretamente na degradação ambiental.

De acordo com o secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Fabrício Araújo de Castro e Silva, a pandemia do Coronavírus impede que sejam realizadas práticas presenciais. “A idéia é divulgar pequenas e grandes ações em favor do meio ambiente que já são realizadas pelas pessoas e pelas empresas da nossa região que geram resultados positivos. Talvez o envolvimento dos cidadãos seja maior, porque os bons exemplos permanecem”, argumenta Fabrício Silva.

PIEA

O PIEA foi elaborado em 2015 com o objetivo de conceber a educação ambiental integrada e contínua, formal e não formal, de forma a contribuir na percepção e mudanças de hábitos cotidianos, na convergência responsável de interesses para um ambiente equilibrado. A coordenação do Plano é realizada pelos parceiros: Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Parque Estadual do Rio Doce (PERD), Prefeitura de Timóteo, Fundação Aperam Acesita, 12ª Cia. de Polícia Militar MAMB, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Grupo Vamtec, Thermon Industria Mecânica, CEFET, Pedreira Um Valemix, Superintendência Regional de Ensino, COPASA e Solucionar Soluções Ambientais.

Jailma Soares, da Subsecretaria de Meio Ambiente, lembra que foi definido um cronograma de ações pelos parceiros do PIEA, numa perspectiva de boas atitudes, para o reconhecimento da importância da questão ambiental para a qualidade de vida.

A Subsecretaria de Meio Ambiente atende mediante agendamento prévio pelo e-mail: dmapmt@yahoo.com.br. O novo endereço é Avenida Castelo Branco, nº 40, loja A, bairro São José (próximo ao anexo da Câmara Municipal). A mudança ocorreu no dia 20 de abril e o telefone do setor ainda não está disponível.