Alunos da Educação Infantil de Timóteo recebem atividades autorizadas pelo CNE

Material foi elaborado pelos educadores municipais
Alunos de Timóteo recebem atividades

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo iniciou a entrega do 1º bloco de Atividades para a Educação Infantil, planejado e organizado pela equipe pedagógica em parceria com os educadores. Serão contempladas as escolas municipais Ana Moura, Virgínia de Souza Reis, João Bolinha, Cecília Meireles, Monteiro Lobato, Joaquim Ferreira de Souza, José Moreira Bowen, Limoeiro, Novo Tempo, Maria Aparecida Martins Prado, Angelina Alves de Carvalho e Clarindo Carlos Miranda. As atividades foram autorizadas pelo Conselho Nacional da Educação (CNE).

“Vamos ofertar a 100% dos alunos do primeiro e segundo períodos das escolas de educação infantil, bloco com sugestões de atividades pedagógicas para os responsáveis desenvolverem junto com as crianças e de atividades de educação física e brincadeiras que promovam o aprimoramento das habilidades motoras”, explica a secretária de Educação, Márcia Lessa, ressaltando que o bloco de atividades foi construído em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, que define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil. A entrega abrangerá cerca de 680 alunos.

Além dos blocos, os alunos do segundo período receberão o livro “Timóteo nosso município” disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação, com diversas atividades tendo como foco a história da cidade. “É um livro colorido, com muitas ilustrações que atende as especificidades da idade dos alunos. E também é uma forma de contribuir para a formação cidadã das crianças ao cultivar a memória e o amor ao município”, relata. A Secretaria de Educação também disponibilizou para as famílias materiais pedagógicos, como lápis, borracha, giz de cera e massinha, para o desenvolvimento das atividades em casa.

A entrega dos kits foi iniciada na semana passada, sendo observadas as medidas de segurança orientadas pelos órgãos de saúde contra a propagação da Covid 19.  A distribuição é realizada de forma a evitar aglomerações, tomando todos os cuidados com alunos, familiares, professores e demais profissionais da educação.

Nesta segunda-feira (13), os blocos de atividades da Escola Municipal Ana Moura foram entregues aos responsáveis. No ato também foi entregue um caderno para o desenvolvimento das atividades e um alfabeto construído pelas educadoras da escola, além de kit de higienização odontológica.  Para o gesseiro Sebastião da Luz Felipe, pai de dois alunos da escola, os blocos de atividades vão contribuir para o desenvolvimento dos filhos em casa. “Se os alunos ficarem sem fazer nada, quando voltarem para as escolas será difícil a aprendizagem”.

A diretora Maria Helena Barcelos destaca a qualidade do material. “O trabalho foi muito bem planejado e organizado e contribuirá sobremaneira para aprendizagem de nossas crianças pequenas”, comenta a diretora, acrescentando que, aliado aos blocos de atividades, vem sendo realizado um trabalho de interação e socialização dos alunos através de grupos de whatsapp, com a orientação dos professores.

Galeria de Imagem