Servidores da saúde de Timóteo assintomáticos fazem teste para Covid 19

De 490 testes rápidos realizados até agora, apenas um deu resultado positivo
PMT
I023433.jpg
Servidores de saúde fazem testagem

A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida tem atuado intensamente para combater o avanço da pandemia de Covid-19 no município de Timóteo. Entre as ações realizadas, destaque-se a testagem dos servidores de saúde assintomáticos (sem sintomas) para detecção do Coronavírus. Estes profissionais atuam na linha de frente do combate à pandemia e, portanto, estão mais sujeitos ao risco de contagio. O serviço de testagem foi iniciado no mês de junho.

Coordenada pelo setor de Vigilância Epidemiológica, a ação compreende a realização de testes rápidos em servidores da equipe da secretaria de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, auxiliares de serviços gerais e profissionais da área administrativa, serviços de Vigilância em Saúde, de odontologia e do Sodalício Tio Questor.

Até o momento, foram realizados 490 testes rápidos. Desse total, apenas uma funcionária assintomática foi testada positiva. A profissional encontra-se afastada sob licença médica e foi orientada sobre as medidas de isolamento. O caso foi notificado oficialmente e está sendo monitorado pela UBS sob supervisão da Vigilância Epidemiológica.

A aplicação dos testes rápidos em profissionais assintomáticos ainda está em andamento. A previsão é de que a testagem seja concluída até o mês de agosto nesta primeira fase. A intenção da Secretaria de Saúde é de realizar o procedimento de forma periódica para manter monitorar e promover a prevenção da saúde dos trabalhadores. 

Sintomáticos

Durante o período da pandemia, os profissionais de saúde que apresentam sintomas característicos da Covid-19 são encaminhados para o atendimento médico e, posteriormente, realizada a coleta do RT PCR SWAB dentro dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem

VEJA TODOS COMENTÁRIOS