Fique em Casa sem Violência

Lançamento da campanha municipal contabiliza mais de 850 visualizações
Fique em casa sem violência

O lançamento on line da campanha municipal Fique em Casa Sem Violência promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Timóteo, em parceria com a Prefeitura de Timóteo, deve participação expressiva da comunidade. A transmissão foi realizada pela conta do facebook da Prefeitura de Timóteo na tarde de quarta-feira, com a participação direta de aproximadamente 850 pessoas. Além do número alto de visualizações, em torno de 2.700 pessoas tomaram conhecimento da campanha através desse canal de comunicação. Os números referem-se aos acessos até a manhã desta quinta-feira (30).

O lançamento da campanha contou com uma mesa redonda sobre os direitos da mulher e as ações para sua defesa e efetivação. O encontro contou com a participação da presidente do CMDM, Vera Antunes, da coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Magda Papalino, e do representante da 85º Cia da Polícia Militar de Timóteo, Tenente Agostinho Ferreira de Otoni, sendo mediado pela vice-presidente do CMDM, Patrícia Dias.

A campanha Fique em Casa sem Violência tem o objetivo de divulgar os direitos da mulher e apresentar os canais disponíveis para a denúncia dos casos de violência dentro do ambiente familiar, principalmente em função das medidas de isolamento decorrente da pandemia do Coronavírus. Durante a live, foram apresentadas informações sobre o Conselho da Mulher, sobre os tipos de violência contra a mulher e os órgãos de atendimento, e sobre o serviço da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica realizado pela Polícia Militar.

Entre as políticas de combate à violência contra mulher, foram citadas a lei que obriga os condomínios residenciais a informar aos órgãos de segurança sobre episódios de violência doméstica e familiar (Lei 23.643/2020); e a lei que permite o registro da violência doméstica por meio do sistema de delegacia virtual (Lei 23.644/2020). Em Minas, o link da delegacia virtual é https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/sxgn/ .