Campanha fevereiro roxo conscientiza sobre o Alzheimer

Cuidadores e pacientes serão homenageados pela Secretaria de Saúde de Timóteo
PMT
I025601.jpg
Fevereiro Roxo

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo conscientiza a população sobre o Alzheimer no mês de fevereiro. A campanha Fevereiro Roxo será divulgada nas Unidades Básicas de Saúde do município com decoração e cartazes alusivos ao tema e material digital a ser compartilhado nas redes sociais a partir desta quarta-feira (10/02). A ação também prevê homenagem aos profissionais que são cuidadores de pessoas com a doença e uma serenata diurna em frente a casa de pacientes.


De acordo com o médico neurologista que atende na rede pública, James Wagner Morais, o Alzheimer é uma doença degenerativa, neurológica e se apresenta com perda progressiva da memória. “É importante que aos primeiros sinais detectados, como por exemplo, quando as pessoas começam a se tornar muito repetitivas, tomar providências necessárias para o diagnóstico e uso de medicamentos que minimizam os sintomas”, destaca Morais. Segundo o neurologista, quanto mais cedo o diagnóstico maiores as chances de resposta positiva ao tratamento dos sintomas.


De acordo com o Ministério da Saúde, o Alzheimer geralmente evolui de forma lenta e progressiva. A partir do diagnóstico, a sobrevida média da pessoa oscila entre 8 a 10 anos. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central sofre alterações que comprometem a capacidade cognitiva da pessoa levando-a à demência.


De causa desconhecida, o Alzheimer pode ser geneticamente detectado em 10% dos casos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 35,6 milhões de pessoas em todo mundo sofram a doença, número que deve dobrar em 2030. No Brasil, o cálculo da Associação Brasileira de Alzheimer ( Abraz) é que 1,2 milhão já sofra os efeitos da neurodegeneração.
 

Fonte : PMT

Compartilhe: