Prefeitura de Timóteo retoma aulas de forma escalonada

Será adotado o modelo híbrido com aulas presenciais e remotas. Alunos dos Anos Finais iniciam atividades dia 22
PMT
I025609.jpg
Professor Vespa visita IMETT

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, confirmou a abertura do ano letivo para a próxima segunda-feira (22/02) com a adoção do modelo híbrido (aulas presenciais e remotas) em função da pandemia. O retorno obedecerá as medidas de segurança sanitária prescritas pelos órgãos de saúde pública, como uso de máscaras, álcool gel e de distanciamento social.

O município reiniciará as aulas de forma escalonada, sendo: 22/02, para alunos dos Anos Finais; 08/03, Anos Iniciais; 22/03, Educação Infantil (4 e 5 anos); e 05/04, UMEIs (Unidades Municipais de Educação Infantil) e creches conveniadas. A Educação de Jovens e Adultos retorna na mesma data dos Anos Finais para alunos do segundo segmento; e dos Anos Iniciais para alunos do primeiro segmento. O município de Timóteo conta com aproximadamente 6.000 alunos. 

O vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, destaca que a proposta de metodologia do sistema híbrido foi elaborada por sua pasta e discutida em conjunto com o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid e o Conselho Municipal de Educação. “Todos procedimentos foram adotados para promover a segurança sanitária. Pais, alunos, profissionais da educação devem criar as condições para promover a retomada do ensino presencial com a garantia da preservação da vida”, salientou Professor Vespa. Ele lembrou que, em janeiro, o Ministério da Saúde repassou recursos ao município para a aquisição dos insumos necessários como dispensers, álcool gel e máscaras para a adequação das escolas públicas do município.

A cada semana deverão participar, presencialmente, um grupo de 50% da turma (Grupo A) enquanto o outro grupo de alunos (Grupo B) desenvolve atividades de forma remota. Na semana seguinte, os grupos invertem a forma de participação nas aulas. Para evitar aglomeração e deslocamento dos pais e alunos, até a próxima sexta-feira (19/02), a escola enviará a tabela com a divisão das turmas pela plataforma de whatsapp, que conta com a participação da comunidade escolar (pais, alunos, funcionários). Os alunos que pertençam ao grupo de risco não retornarão presencialmente. As dúvidas poderão ser sanadas por meio de contato telefônico com as escolas.

Organização

Nos dias 18 e 19, a equipe pedagógica das escolas promoverá encontros com os professores para o planejamento do reinício do ano escolar. Serão definidas questões como acolhimento, distribuição de turmas e aulas, enturmação, capacitação do Novo Normal com as questões do protocolo de saúde e sobre a entrega de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) com máscaras e protetores faciais para os educadores e funcionários. Nas reuniões de pais, os educadores vão orientar sobre a nova organização escolar, acompanhamento dos alunos, sobretudo no período remoto e normas sanitárias.

Nos dias 22, 23 e 24, será realizado o acolhimento dos alunos dos Anos Finais com a entrega de EPIs – 2 pares de máscaras para cada educando -, repasse da capacitação Novo Normal Escolas e orientações sanitárias. Os alunos que estarão fazendo atividades remotas receberão pelos grupos de whatsapp as informações sobre a organização da escola e as orientações sanitárias.  Nos dias 25 e 26, será feita a entrega do primeiro Bloco de Atividades para os alunos. O grupo A iniciará as atividades juntamente com os professores em sala, enquanto o grupo B iniciará remotamente. 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem