Vacinação de idosos movimenta a cidade de Timóteo nesta quinta-feira

Um total de 1.158 pessoas receberam a primeira dose do imunizante nos 8 locais estratégicos disponibilizados pela Administração Municipal nas sete regionais administrativas da cidade
PMT
I026658.jpg
Vacinação de idosos de 70 a 77 anos

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, aplicou 1.158 doses de vacina em idosos no primeiro dia, de um total de três, dedicados a imunizar pessoas com idade entre 70 e 77 anos. Na atual fase, a vacinação teve início nesta quinta-feira (25) e se estende até sábado. 

Nesta etapa, o Município disponibilizou oito locais diferentes sendo cinco escolas, a Associação dos Aposentados e outros dois pontos estratégicos para vacinação de idosos dentro dos veículos. Nesses locais foram vacinadas 641 pessoas. Também foram disponibilizadas doses na Fundação Aperam Acesita (266 idosos vacinados) e na área de acesso ao Batalhão de Polícia Militar, no Bairro Primavera, onde foram aplicadas 251 doses do imunizante.

Elza Joana dos Santos Gonçalves foi imunizada na Escola Municipal Alvorada, regional Sudoeste, e não escondeu a alegria depois de um ano desde o início da pandemia.  “Estou feliz, graças a Deus. A gente fica em casa naquele estado nervoso, pois quer sair e não pode por causa do vírus. Agora pelo menos a gente tem uma perspectiva melhor de que essa situação vai passar”, citou Elza.

“Foi uma tranquilidade, uma beleza! Estava ansiosa, pois qualquer dor de cabeça, qualquer tontura a gente achava quer podia ser o coronavírus. Agora vamos viver bem melhor”, disse Maria das Graças Alves de Andrade Vital,  vacinada na Escola do Alvorada. Mesmo com a aplicação da primeira dose, Maria das Graças reforça que é preciso se cuidar até receber a segunda dose e, mesmo assim, recomendou a todos que continuem usando máscara, mantendo distanciamento social, evitando aglomeração e lavando as mãos com água e sabão ou higienizando com álcool em gel 70%. 

Outro morador de Timóteo que comemorou o fato de ter recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi o senhor Salvador de Oliveira Costa. “É uma emoção muito grande. A ansiedade era enorme por causa da pandemia. A expectativa agora é a melhor possível”, salientou. Ele aproveitou para mandar uma mensagem para quem está aguardando a sua vez de receber o imunizante: “Vamos esperar com fé que vai ter vacina pra todo mundo em breve. Enquanto isso, vamos continuar usando máscara e manter distanciamento até a situação amenizar por completo”, reforçou Salvador que tomou a vacina no sistema drive thru na porta do Fundação Aperam Acesita.

O mesmo sentimento de alívio foi descrito pelo senhor Saulo Ambrósio Pena. “Estou muito satisfeito de tomar a primeira dose, pois eu estava aflito com essa situação, pois tinha um ano que estava dentro de casa, parecendo um urso hibernando. Mas vamos levando”, ponderou Saulo que a ainda mandou um recado para os jovens: “se cuidem, pois hoje o vírus não atinge só os idosos”. 

Maria Dulce da Silva Neves enfatizou que a sua emoção também era muito grande depois de ter tomado a vacina. “A sensação de estar protegida contra o coronavírus é muito boa. Estou feliz demais e queria agradecer às atendentes de saúde da Prefeitura que são muito educadas e atenciosas”, comemorou Maria Dulce. 

O prefeito, Douglas Willkys, visitou alguns locais de vacinação para conferir o andamento do atendimento e para conversar com os usuários sobre a organização e o fluxo de vacinação. Douglas aproveitou para recomendar às pessoas a não chegarem com muita antecedência do horário programado para a vacinação e assim evitar aglomeração.

A subsecretária de Saúde, Gabriela de Bem, reforçou que as doses disponibilizadas ao público alvo desta fase estarão garantidas para todas as pessoas daquela faixa etária, e que, portanto, os idosos podem ir com tranquilidade até os locais de vacinação durante todo o período informado. 

Com a chegada de mais doses nos próximos dias, a intenção da Secretaria de Saúde é tentar vacinar o maior número de pessoas no menor tempo possível.  Para se vacinar é importante que a pessoas levem um documento de identidade com foto, comprovante de residência, cartão da vacina e uma caneta para a assinatura de formulário. É importante também usar máscara, manter distanciamento e evitar aglomeração.

72 a 74 Anos

Nesta sexta-feira (26) o grupo a receber a vacina são os idosos com idade entre 72 a 74 anos nos seguintes locais para quem for a pé: 

Regional Sul – Escola Municipal José Moreira Bowen: Ana Malaquias, Ana Rita, Bela Vista, Centro Sul, Esplanada, Nossa Senhora das Graças, Santa Cecília e São José.

Regional Sudeste – Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais (CEC): Alto Timirim, Coqueiro, Córrego do Caçador, Jardim Primavera, John Kennedy, Recanto, Primavera, Timirim, Garapa e Funcionários.

Regional Nordeste – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo / Olaria: Cruzeirinho, Eldorado, Olaria, Novo Horizonte, Passaredo, Quitandinha, Santa Maria, Serenata e Vila dos Técnicos.

Regional Oeste – Escola Estadual José Ferreira Maia: Distrito de Cachoeira do Vale, Petrópolis, Santa Rita e Bairro dos Vieiras.   

Regional Sudoeste – Escola Municipal Alvorada: Ana Moura, Bandeirantes, Novo Tempo, São Cristóvão, Timotinho, Vale Verde, Alvorada, Bromélias e Centro Norte.

Regional Leste – Escola Municipal Limoeiro: Alegre, Alphaville, Licuri/Celeste, Limoeiro, Macuco, Nova Esperança, Recanto do Sossego, Recanto Verde, Limoeiro Velho e Santa Terezinha.

Para quem fizer a opção de ir de carro a vacinação é para pessoas com idade variando entre 70 e 71 anos, no horário de 8h às 12h. Os locais de vacinação drive-thru são os seguintes: 

Quartel do Batalhão da Polícia Militar - Moradores dos Bairros Ana Malaquias, Ana Rita, Bela Vista, Centro Sul, Esplanada, Nossa Senhora das Graças, Santa Cecília, São José, Primavera, Timirim, John Kennedy e Recanto;

Fundação Aperam Acesita – Bairros João XXIII, Coqueiro, Córrego do Caçador, Cruzeirinho, Eldorado, Novo Horizonte, Olaria, Quitandinha, Santa Maria, Serenata, Bromélias, Centro Norte, Funcionários, Garapa, Vila dos Técnicos e Timotinho.
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem