Prefeitura de Timóteo moderniza sistema para facilitar a vida do cidadão

Entre os dias 15 a 25 de julho, os serviços de emissão de nota fiscal, protocolos, alvarás, segunda vias de tributos, cadastramentos imobiliário, ITBI, dentre outros, estarão suspensos
pmt
Banner 01

Como parte das ações empreendidas em Timóteo para modernizar a máquina pública, a atual gestão do Município vai adotar um conjunto de soluções informatizadas em “nuvem” que irá tornar a administração pública mais eficiente e sustentável.

A iniciativa faz parte do Programa Timóteo Digital que visa dotar a gestão pública com tecnologia da informação de ponta, facilitando assim a vida dos moradores que, a partir do novo sistema, poderão solicitar a emissão de alvarás e outros serviços sem sair de casa, utilizando apenas um computador doméstico, um notebook ou mesmo um celular.

A seleção do fornecedor dos softwares se deu através de processo licitatório realizado em abril. A vencedora da licitação foi a empresa Solução Tecnologia de Gestão Pública, revendedora regional da Betha Sistemas que é sediada em Criciúma (SC) e é especializada em softwares de gestão pública.

Dessa forma, nos próximos dias 15 a 25 de julho, os serviços de emissão de nota fiscal, protocolos, alvarás, segunda vias de tributos, cadastramentos imobiliário, ITBI, dentre outros, estarão suspensos. A paralisação desses serviços durante 10 dias, incluindo dois fins de semana, é necessária para fazer a migração dos dados para a nova plataforma tecnológica que ficará instalada na AWS – Amazon Web Services. Os serviços voltam à normalidade no dia 26 de Julho.

Para garantir o pleno funcionamento dessa nova plataforma, teve início na segunda-feira (05/07) um treinamento com os servidores públicos da Secretaria de Fazenda. Também foi agendada para o próximo dia 16 de julho uma reunião com contadores e representantes das grandes empresas situadas no Município para apresentar as vantagens da nova plataforma e dos novos softwares que estão sendo implantados.

“Estamos otimistas porque o município passará a utilizar uma tecnologia inovadora que vai melhorar as rotinas e procedimentos internos e, ao mesmo tempo, oferecer mais agilidade às demandas dos moradores”, pontuou o secretário de Fazenda, Anderson Moura. Ele acrescentou que vai incentivar a entrada de protocolos, emissão de certidões, emissão de guias e outros documentos através da internet, economizando tempo e deslocamentos até a sede da prefeitura.

Futuramente a mudança permitirá a eliminação da impressão em papel, a exemplo do que já ocorre na tramitação de processos em diversas repartições públicas estaduais e federais. E as mudanças não param por aí, uma vez que a ideia da Administração municipal é buscar linhas de financiamento para aprofundar a digitalização em praticamente todos os setores da Prefeitura de Timóteo, tornando a oferta de serviços à população ainda mais eficiente e otimizada.