Programa “LED nas Praças” vai modernizar a iluminação pública em todas as praças de Timóteo

A primeira praça a ter todas as luminárias substituídas por lâmpadas de LED foi a 1º de Maio (Praça do Coreto)
PMT
I028038.jpg
ANtes e depois da Praça 1º de Maio

Dando sequência à ampliação e modernização do sistema de iluminação pública, a Prefeitura de Timóteo iniciou o programa “LED nas Praças”, uma extensão do programa “LED nos Bairros – Timóteo mais Iluminado”. Ao todo foram instaladas mais de nove mil luminárias novas na área urbana do município. 

Os recursos para a aquisição dos equipamentos são oriundos da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) pago pelos moradores na fatura de energia pública. Com o programa as antigas luminárias de vapor de sódio, mercúrio e metálico foram trocadas por um sistema mais moderno e eficiente, gerando economia para os cofres públicos.  

O programa LED nas Praças tem a proposta de substituir a iluminação pública de todos os espaços públicos de lazer, complementando assim a modernização de todo o sistema de iluminação pública no Município. A primeira praça a ter todas as luminárias substituídas por lâmpadas de LED foi a 1º de Maio (Praça do Coreto), um dos principais cartões-postais localizado no bairro Centro Norte. 

Além de proporcionar melhoria na iluminação de ruas e avenidas, a iluminação com LED gera economia no consumo de energia pública sem custos adicionais para os moradores. A área em frente ao prédio da Sede Administrativa da Prefeitura de Timóteo, no Bairro São José, também já conta com a nova iluminação.

“Esse é um compromisso que assumimos de valorizar, cada vez mais, os espaços públicos de convivência. As praças são uma vitrine da nossa cidade e o nosso desafio é deixá-las cada vez mais bonitas e estruturadas para o usufruto da população”, destacou o prefeito Douglas Willkys. Para ele, o programa LED nos Bairros foi uma iniciativa que mudou para melhor a cara da cidade, trazendo mais segurança e conforto aos moradores.

De acordo com Edgar Eustáquio de Freitas, técnico da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação, a previsão é concluir essa substituição até o fim de outubro. A lista de praças a receberem esses investimentos inclui a Praça 29 de Abril, no Centro Sul; e praças nos Bairros Funcionários, Vila dos Técnicos, Ana Moura, Olaria, e demais espaços públicos distribuídos pelos bairros da cidade.

O programa vai ao encontro do desejo manifestado pela população na consulta pública realizada para o Plano Plurianual 2022-2025 reivindicando a ampliação e a ocupação dos espaços públicos, especialmente, no período noturno. Da mesma forma, a iluminação de praças e campos de futebol com luminárias de LED foi uma demanda apresentada no plano de governo da atual gestão do Município.

Assim que o programa concluir a substituição da iluminação nas praças da cidade, o planejamento será concentrado nos campos de futebol. Inicialmente serão iluminados com LED os campos de futebol que ainda não contam com esse benefício para, em seguida, promover a substituição naqueles que contam com as lâmpadas antigas.
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.