Usuárias do Centro de Saúde Rosa Basílio participam do Outubro Rosa

Programação incluiu palestra e atividades físicas
PMT
I028061.jpg
Palestra sobre Outubro Rosa

Ao longo do mês de outubro, as equipes de Saúde da Família e as unidades básicas de saúde da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo estão promovendo diversas ações de conscientização sobre a importância da prevenção contra os cânceres de mama, colo do útero e ovários. As ações integram a campanha Outubro Rosa destinada à saúde da mulher. Nesta sexta-feira (08), pela manhã, as usuárias do Centro de Saúde Rosa Basílio participaram de palestra e atividades físicas, que tiveram o objetivo de estimular o autocuidado com o corpo e realizar periodicamente os exames preventivos. A unidade está localizada no Distrito de Cachoeira do Vale.

Com o tema “Conscientização sobre os cânceres de mama, colo de útero e ovários”, a palestra foi ministrada pela estagiária de Medicina, Eloá Cardoso.  “Apresentamos os fatores de risco comportamentais, ambientais e genéticos e orientamos sobre a importância de se fazer o diagnóstico precoce para possibilitar resultados mais satisfatórios com o tratamento”, explicou a estagiária. Por sua vez, a técnica de enfermagem Rosemeire Silva Dias destacou os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde, que inclui o Programa de Saúde da Mulher, ofertando consultas médicas, exames preventivos e ações educativas, além do encaminhamento para o tratamento oncológico pelo (Sistema Único de Saúde) no caso de diagnóstico do câncer.

Além da palestra, as usuárias praticaram atividades físicas orientadas pela educadora física Bianca Martins Souza da Academia da Saúde do município. Este é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida totalmente gratuito, que prevê aulas monitoras de atividades físicas, recreativas e educativas num espaço físico dotado de equipamentos de ginástica e salas de vivência onde são realizadas ações de promoção à saúde. “A parceria com a Academia da Saúde nesta ação do Outubro Rosa enfoca a importância de hábitos saudáveis e cuidados em  geral com o corpo e, consequentemente, com a saúde da mulher”, citou Bianca Souza.
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.