“Outubro Rosa” mobiliza usuárias da rede municipal de saúde do Setor 7

Programação voltada para a saúde da mulher prossegue até o final do mês em todas as regionais
Outubro Rosa mobiliza usuárias do Setor 7

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo promove diversas ações da campanha “Outubro Rosa”, voltada para a prevenção dos cânceres de mama, colo de útero e ovário, abrangendo todas as regionais do município. No último sábado (09), o bairro Macuco foi palco do projeto Tenda da Saúde com atividades promovidas conjuntamente pelas equipes de Saúde da Família do Macuco, Alphaville, Limoeiro, Recanto Verde e Alegre. As ações fizeram parte do evento denominado 1ª Feiras e Talentos do Setor 7.

Dezesseis profissionais de saúde, incluindo oito agentes comunitários de saúde, dois técnicos de enfermagem, uma enfermeira, uma gerente e quatro educadores físicos do projeto Academia da Saúde, mobilizaram a comunidade para a participação na campanha, principalmente as mulheres. “A receptividade ao trabalho da saúde foi positiva. As mulheres participantes compreenderam a importância dos exames preventivos para a detecção precoce do câncer e conheceram um pouco mais sobre a rede de atendimento à saúde”, citou Giselia Helena Reis Santos, gerente da UBS do Alegre e do Limoeiro.

Foram disponibilizados ao público presente orientações sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dos cânceres de mama, colo de útero e ovário; serviços de aferição de pressão arterial, temperatura, saturação e frequência cardíaca; e informações sobre o programa de Saúde da Mulher oferecido pelas UBS do Setor 7. Já as profissionais da Academia de Saúde interagiram com a comunidade a partir de atividades físicas como exercícios de alongamento e aula de zumba.

Entre outras ações do Outubro Rosa, todas as segundas-feiras é realizada a coleta de preventivos e exame de mamas em período integral, no horário de 7 às 16h, na UBS da Sede. Em todas as semanas de outubro, a UBS do Alegre está orientando as usuárias e oferecendo exames de preventivo e de mamas às mulheres dentro da faixa etária de rastreamento. As ações de rastreamento estão direcionadas, prioritariamente, para as mulheres nas faixas etárias com maior risco de câncer: colo de útero, mulheres de 25 a 64 anos; mamas, de 50 a 69 anos.

O exame citopatológico (Papanicolau) do colo do útero e a mamografia permitem o diagnóstico de alterações características de câncer, possibilitando resultados mais satisfatórios para o tratamento precoce. Em caso de constatação do câncer, as usuárias serão encaminhadas para o tratamento realizado pelo Sistema Único de Saúde.

Dia D

O ponto alto da programação será a promoção do Dia “D” do Outubro Rosa no dia 23, com a abertura no sábado das unidades de saúde para a realização de exames citopatológicos, auto-exame das mamas e oferta de mamografia para o público-alvo, dando prioridade no agendamento de mulheres trabalhadoras. Será apresentado o vídeo institucional nas salas de espera e esclarecimento de dúvidas pelos profissionais de saúde. As unidades funcionarão no horário de 7h às 16h. No Dia “D”, a Secretaria de Saúde promoverá a Campanha Contra Sífilis Congênita com a realização de testes rápidos para a detecção da doença e a distribuição de preservativos.

Galeria de Imagem