Biblioteca completou 50 anos com muitas homenagens

Noite de autógrafos com a escritora e jornalista Margarida Drumond fecha as comemorações nesta sexta-feira (12/11).
50 anos da Biblioteca Raquel Pacífico Drumond

A Biblioteca Pública Raquel Pacífico Drumond comemorou na noite desta quinta-feira (11/11), 50 anos de serviços prestados à comunidade de Timóteo.

Na cerimônia de abertura, o Prefeito Douglas Willkys, disse se sentir orgulhoso pela oportunidade de escrever na história da cidade um bom capítulo quando anunciou a aquisição do prédio do Hospital Vital Brazil pelo município e, também, o repasse do recurso de R$ 200 mil pela Fundação Renova para ações na biblioteca. “Acrescentar algo de bom na vida das pessoas é o que este espaço oferece. Que seja um momento de resgate, de restaurar principalmente o desejo das pessoas de absorver cultura e conhecimento, que todos possam sair daqui transformados”, enfatizou.

O vice prefeito e secretário de Educação, José Vespasiano Cassemiro, enfatizou que “aprender é um processo permanente”. Ele agradeceu aos professores, escritores, funcionários e alunos que sempre incentivaram o uso da biblioteca como um instrumento para a formação da cidadania.

A Coordenadora da Biblioteca, Cléria Maria de Oliveira Costa, lembrou que a comemoração é para os educadores, que assim como ela, sempre uniram esforços pela socialização e inclusão social dos alunos. “Agradeço a todos que se dedicam a conservar este espaço que incentiva a leitura e forma oportunidades”, disse.

Um dos homenageados da noite, o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Araújo Vitorino, contou que foi usuário da biblioteca. “O mais importante que este local deixa para a comunidade é o conhecimento”, completou.

Entre os homenageados e convidados ilustres estavam Ângela Paula Nascimento, filha do ex prefeito Antônio Silva (in memoriam) que criou a Lei nº 348 de 11 de novembro de 1971, beneficiando os munícipes até os dias de  hoje com a Biblioteca Pública. Funcionários dedicados receberam placas de homenagem e a educadora Cristina Leila recebeu em nome do seu pai, o ex prefeito Jésus Martins de Assis (in memoriam), a homenagem pela ação de abrir a biblioteca ao público em 1973.

Nomes importantes como a sra. Josefina e a escritora Margarida Drumond, filha e neta de Raquel Pacífico Drumond respectivamente, também foram agraciadas. E ainda, a primeira funcionária Dorcas Bontempo,  a escritora Zaíra de Carvalho, representando todos os escritores timoteenses em nome da APEMT (Associação dos Poetas e Escritores do Município de Timóteo) e também os frequentadores assíduos (conhecidos como “piolhos”) da Biblioteca Pública de Timóteo foram lembrados.

Noite de autógrafos
Nesta sexta-feira (12/11), a escritora e jornalista Margarida Drumond de Assis  lança a Trilogia de Crônicas sobre Dom Luciano Mendes de Almeida. A noite de autógrafos acontecerá às 19h, no segundo piso da Bibioteca Raquel Pacífico Drumond encerrando as comemorações dos 50 anos.

Galeria de Imagem