Secretaria de Saúde de Timóteo promoverá campanha “Dezembro Vermelho”

Ação é voltada para a prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
PMT
I028251.jpg
Praça 1º de Maio

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo promoverá ações relativas à Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Elaborada pela equipe do Serviço de Atenção Especializada (SAE)/Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a programação propõe ampliar a conscientização da comunidade sobre a prevenção ao HIV/Aids e demais infecções sexualmente transmissíveis, além da oferta de testes rápidos.

“O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV”, explica Ana Paula Campos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Em Timóteo, as mobilizações incluem a divulgação da campanha via panfletos, mídias sociais, outdoors, banners, ações educativas desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família e unidades de saúde, passeata e blitz.

Este ano, o tema da campanha nacional definido pelo Ministério da Saúde é “E se o Teste de HIV der Positivo? – HIV/AIDS. Se a dúvida acaba, a vida continua”, como forma de estimular à população a realizar os testes rápidos para detecção das infecções sexualmente transmissíveis. De acordo com a coordenadora, a campanha é realizada em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais como a Organização Panamericana de Saúde e a Organização das Nações Unidas. No município, o evento contará com profissionais da rede municipal de saúde e terá o apoio da Polícia Militar e do grupo Close do Vale, representante da comunidade LGBTQIA+. 

Ações

Além da divulgação do “Dezembro Vermelho”nas mídias pela Prefeitura, as unidades de saúde darão orientações e distribuirão material educativo e preservativos  com o tema e disponibilizarão os testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmisssíveis (HIV, Hepatite B e C e Sífilis) durante o mês.

No dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aids, o SAE/CTA  promoverá uma passeata e blitz educativa, terá inicio na praça 1º maio com a concentração dos participantes às 8h. Por volta das 10h, a passeata seguirá pela Avenida Alameda Trinta e Um de Outubro, principal via do Centro Norte, chamando a atenção da população e lojistas.  No semáforo, localizado próximo a uma papelaria, será realizada a blitz com distribuição de panfletos para os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, além da distribuição de preservativos.

HIV 

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A única forma de saber se a pessoa está infectada com HIV é por meio do teste. A Aids é uma doença silenciosa, que demora muito tempo, até dez anos, para apresentar algum sintoma. 
É importante que as pessoas façam o teste para detecção do HIV e saibam desde cedo que estão infectadas para que os cuidados médicos e o tratamento tenham efeito. Até o momento não há previsões para uma cura, mas com o tratamento adequado o HIV pode ficar indetectável e o indivíduo não irá desenvolver AIDS. 
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.