Ocupação desordenada do solo e tamanho de rede pluvial ocasionaram alagamento na Rua 95

Bairro João XXIII não comporta mais vazão de água da chuva, drenagem fica comprometida por causa de entulhos e restos de árvores jogados nos cursos d´água
PMT
I028300.jpg
Drenagem

A tempestade severa que castigou Timóteo e provocou uma série de estragos pela cidade no mês de novembro, entre os quais a interdição da BR-381 no Distrito de Cachoeira do Vale, trouxe também aborrecimentos e transtornos para os moradores de outros bairros da cidade. O Bairro João XXIII, por exemplo, foi um dos locais impactados diretamente pelas fortes chuvas o que acarretou a obstrução da rede pluvial da Rua 95, causando alagamentos de empresas, escolas e do trevo do Bairro Timirim.

Desde o dia da ocorrência, quando foi registrada a queda de 60 mm de chuva no Município, equipes da Secretara Municipal de Obras vêm trabalhando no local para identificar a causa do entupimento da rede que está com cerca de 80% da sua vazão comprometida.  

Mas nesta quinta-feira, com a estiagem, os trabalhadores conseguiram acessar um poço de visita e retirar vários troncos de bananeira e de árvores que estavam obstruindo a rede. Os técnicos da Secretaria também comprovaram que a tubulação não comporta mais o fluxo de água do córrego que atende a uma bacia hidrográfica de uma região de aproximadamente 150 hectares. 

Aliado ao fato de que a rede de drenagem possui mais de 40 anos, a ocupação desordenada do solo também contribuiu para que a situação fosse agravada. Nesse sentido está em andamento um estudo sobre a possibilidade de fazer a substituição da rede pluvial e assim solucionar em definitivo esse problema que já se arrasta há mais de 20 anos no Bairro João XXIII.  O Município está fazendo o projeto executivo dessa nova rede pluvial por meio de uma empresa especializada e que já possui contrato com a Administração. O prazo para a conclusão do estudo é de aproximadamente 60 dias. 

Ao mesmo tempo, a Secretaria de Obras continua fazendo a limpeza da rede pluvial (até o Fórum da comarca) com previsão de 10 dias para liberar o trânsito na Rua 95, caso não haja novos imprevistos ou chuva nesse período.  

Representantes da Secretaria de Obras de Timóteo aproveitaram para solicitar a compreensão dos moradores para que não joguem troncos de árvores, bananeiras, galhadas e entulhos nos cursos d´água para evitar o entupimento das redes pluviais.
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem