Conferência de Educação de Timóteo debate inclusão, equidade e qualidade nesta quarta

Evento elegerá delegados e indicará propostas para a Conferência Territorial
PMT
I028344.jpg
Conferência Municipal de Educação

Timóteo realiza a III Conferência Municipal de Educação nesta quarta-feira (14), reunindo cerca de 150 participantes entre diretores escolares, profissionais da educação, estudantes (maior de 14 anos) e pais. O evento acontece de 8h às 18h, na Faculdade Única (Avenida Acesita , 655, bairro Olaria). A conferência é promovida pela Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e Conselho Municipal de Educação.

O tema do encontro é "Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira", que será debatido a partir de sete eixos.  “Democratização da Educação”; “Educação e Diversidade”; “Financiamento da Educação”; “Gestão Democrática”; “Políticas Intersetoriais e Desenvolvimento da Educação”; “Qualidade Social, Avaliação e Regulação das Políticas Educacionais”; e “Valorização dos Profissionais”.

A doutora e mestre em Educação, Ana Marta Aparecida de Souza Inês, ministrará a palestra magna sobre o tema do encontro. Professora e gestora de educação básica e superior, Inês exerce atualmente a pró-reitoria acadêmica da Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Unileste. A abertura da Conferência será realizada pelo prefeito de Timóteo Douglas Willkys, vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professor José Vespasiano Cassemiro e pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Elisângela Cristina Oliveira. A Superintendente da Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Edvania de Lana Morais Andrade comporá a mesa de trabalho. 

A conferência municipal é a primeira fase dos debates, que prosseguirão em 2022 com  as etapas territorial em fevereiro em Caratinga, a estadual no mês de março em Belo Horizonte e a nacional no mês de novembro em Natal no Rio Grande do Norte. “A conferência objetiva debater e criar propostas para as políticas públicas em defesa da educação no âmbito municipal, estadual e nacional”, destaca o professor Vespa, informando que a realização das conferências também está vinculada à questão da elaboração do Plano Decenal da Educação de 2024 a 2034. 

As discussões seguem a formatação padrão definida pelo Conselho Nacional de Educação. Na parte da manhã, além da palestra, haverá a apresentação do Regimento Interno da Conferência. Na parte da tarde, serão debatidos os sete eixos temáticos e realizada a plenária para votação das propostas prioritárias e eleição dos oito delegados que representarão o município na etapa territorial.

Fonte : PMT

Compartilhe: