Secretaria de Saúde define plano de ação para reforçar o atendimento de pacientes com Síndrome Gripal

A partir de quarta-feira (12), será aberto o Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios na UBS do Centro Sul (andar térreo)
UBS do Centro Sul, na Praça 29 de Abril

Diante do significativo aumento do número de pacientes sintomáticos respiratórios em nível regional nos últimos dias, com casos relacionados à Covid-19 e Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo definiu um plano de ação para reforçar o atendimento durante o período de surto de Síndrome Gripal no município.

De acordo com o plano, a UPA 24h Geraldo dos Reis Ribeiro e o Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB) reforçarão as respectivas equipes de enfermagem e profissionais médicos durante os períodos de pico.

As Unidades Básicas de Saúde também serão reforçadas com equipes de enfermagem e médicos e está programada, a partir de quarta-feira (12), a abertura do Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios na UBS Cornélia de Assis Ferreira - Centro Sul (andar térreo), cujos atendimentos serão somente para pacientes que apresentarem sintomas de gripe. Os demais casos serão direcionados para Unidade do bairro Ana Rita.

Também, a partir de quarta-feira (12), terá início o funcionamento de duas bases de apoio regionais nas ESF’s do Cachoeira do Vale e do Recanto Verde. O horário de atendimento nestas unidades será de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Os atendimentos no Centro de Referência e nas ESF´s bases de apoio são para pacientes que apresentem sintomas gripais leves. Nos casos de sintomas graves como falta de ar e febre alta persistente, o paciente deverá procurar o HMVB e a UPA24h.

Aliado a isso, o Município vai intensificar as campanhas de vacinação contra a Covid-19 e Influenza para alcançar um maior número de pessoas. A vacinação que anteriormente estava prevista para acontecer na Unidade da Sede (Centro Sul) passa a ocorrer na Unidade do Ana Rita. A Secretaria de Saúde alerta a população a continuar adotando as medidas preventivas como o distanciamento social, o uso correto de máscara cobrindo o nariz e a boca, higienização das mãos com a água e sabão e a sanitização com álcool 70%.