Solenidade na Secretaria de Educação marca a posse de diretores e vice-diretores escolares de Timóteo

O mandato dos diretores e vices que foram eleitos pela comunidade escolar é de três anos para o período de 2022 e 2024 
PMT
I028399.jpg
Mandato dos novos diretores é de três anos

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou na noite de terça-feira (25) a solenidade de posse de diretores e vice-diretores das 18 escolas da rede municipal de ensino, incluindo o Ensino Fundamental, as Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI´s) e o Centro Municipal de Educação Integrada e Educação de Jovens e Adultos (CMEI / EJA).  O mandato é de três anos no período de 2022 e 2024. 

Além da presença do prefeito de Timóteo Douglas Willkys e do vice-prefeito e secretário de Educação, José Vespasiano Cassemiro - Professor Vespa, a cerimônia contou com as presenças dos diretores e vices eleitos e seus familiares, do presidente da Câmara de Timóteo, Luiz Perdigão,  do presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, do diretor do CEFET-MG campus Timóteo, Professor Erick Brizon D'Angelo Chaib, além do presidente da Assembleia de Deus de Timóteo,  pastor Carmo Matias.

Para o secretário de Educação, Professor Vespa, as eleições diretas para diretores e vice-diretores escolares cumpriram alguns objetivos da pasta como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que é a legislação que define e regulamenta o sistema educacional brasileiro; a Meta 19 do Plano Decenal Municipal da Educação 2015-2025 assegurando condições para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar no âmbito das escolas públicas; além de estimular a sensação de pertencimento da comunidade escolar junto as escolas.

“Estou muito honrado em fazer parte desse processo histórico nas escolas de Timóteo. Educação se faz com responsabilidade e planejamento. Temos muitos pontos para avançar e, embora tenhamos uma tarefa árdua pela frente, tenho a convicção de que vamos continuar investindo em uma Educação de qualidade para as nossas crianças”, destacou o Professor Vespa, lembrando que essa é a segunda posse de diretores sob a atual gestão do Município que retomou as eleições diretas em 2019 . 

Elaine Calixto, diretora reeleita para mais um mandato na Escola Novo Tempo, destacou que o processo de eleição direta é muito importante “e essa escolha tem ser feita pela comunidade escolar já que é ela (comunidade) que conhece a realidade local”. Ela citou também que o apoio da Secretaria de Educação no primeiro mandato que ela exerceu foi essencial para os trabalhos avançassem.  
 
Para a diretora Rosilaine Ribeiro Silva, que cumprirá o seu primeiro mandato na UMEI Cantinho da Descoberta no Bairro Novo Tempo, foi um privilégio participar da solenidade de posse e será uma honra dirigir a UMEI. “Esse é um momento ímpar para a Educação de Timóteo e para as pessoas que foram escolhidas pela comunidade escolar. É um trabalho novo, a gente sabe dos desafios que a Educação oferece, mas encaro com muita disposição e alegria com a certeza de poder contar com o apoio da comunidade e da Secretaria de Educação que sempre nos deu um suporte inquestionável”, disse.

Leonardo Silva de Carvalho, diretor da Escola Joaquim Ferreira de Souza, situada no Bairro São José, afirma ter adquirido muita experiência no seu primeiro mandato, sobretudo, por causa da pandemia. Na sua avaliação, a Educação tem passado por um processo de reestruturação ao longo dos últimos três anos e o processo de eleição dos diretores foi muito bem-vindo, pois possibilitou a participação de toda a comunidade escolar. “Tive o privilégio de ser escolhido novamente para dirigir a escola. O primeiro mandato foi de muito aprendizado e agora temos a oportunidade de caminhar com os projetos nesse novo mandato que se inicia”, pontuou. 

Na sua fala, o prefeito Douglas Willkys adiantou sobre o planejamento realizado para os próximos dois anos na área de Educação e que preveem muitas atividades e realizações como implantação do diário eletrônico e a entrega de kits escolares para os alunos, dentre outras ações previstas. Ele também mencionou que a posse de diretores e vice-diretores escolares precisam se tornar uma rotina em Timóteo a cada três anos haja vista que essa iniciativa assegura a participação legítima de toda a comunidade na escolha dos dirigentes. 

“As novas gestões vão chegando com sonhos e com muita disposição a exemplo de três anos atrás quando retomamos o processo eleitoral. Já naquela época tinha a certeza que estávamos escrevendo um novo capítulo na nossa Educação e hoje isso se confirmou novamente ao ver a alegria estampada no rosto de cada um de vocês. Parabéns e sucesso nessa empreitada”, reforçou o prefeito Douglas.

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem