Timóteo inaugura serviço pioneiro do Centro Dia

Equipamento de média complexidade atenderá pessoas com deficiência na faixa etária de 18 a 59 anos
PMT
I029487.jpg
Inauguração serviço Centro Dia

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Timóteo, inaugurou o Centro Dia, serviço pioneiro na região que oferecerá oficinas interativas a jovens e adultos com deficiência. Bastante concorrida com a presença de autoridades e lideranças municipais e regionais, a solenidade de inauguração foi realizada no final da tarde da segunda-feira (28/03). O Centro Dia atenderá pessoas com deficiência que estejam na faixa etária entre 18 e 59 anos, sendo um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência durante o dia.

A unidade recebeu o nome de Casa Conceição Dutra, em homenagem póstuma a ex-presidente da APAE de Timóteo e vereadora Maria da Conceição Dutra Reis que atuou em defesa de diversas causas sociais e, em especial, ao trabalho na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. O novo equipamento funcionará na sede da APAE de Timóteo, no bairro Timirim.

“É impossível não observar o trabalho digno desenvolvido pela APAE e não se sentir contemplado. Agora, com essa parceria, temos a oportunidade de ver mais um grande projeto social sair do papel. O município de Timóteo teve a ousadia de trilhar um caminho que ainda não foi feito, de ser o primeiro da região a implantar um Centro Dia e favorecer a inserção social, a autonomia e o combate à violação de direitos dos jovens e adultos com deficiência”, comentou o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys. Segundo o prefeito, serão investidos R$ 30 mil/mês na manutenção do equipamento, recursos do orçamento do município.

Douglas Willkys destacou que o projeto foi viabilizado pela SEMADS junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Timóteo (CMDPCD) e a parceria com a APAE.  “Esse projeto representa um gesto de respeito e responsabilidade com os deficientes e seus familiares e com a proposta de construção de uma sociedade mais justa e inclusiva” salientou o prefeito.

Por sua vez, a presidente da APAE de Timóteo, Vânia Lamas, salientou a sensibilidade do gestor municipal e de toda equipe da Assistência Social em apoiar o projeto que “fará diferença na vida das pessoas. Temos orgulho de ser a primeira APAE da região do Vale do Aço a implantar o Centro Dia, que mudará a nossa cidade e servirá de modelo ao fornecer um serviço qualificado com profissionais selecionados”. 

Participaram da solenidade de inauguração, o vice-prefeito e secretário de Educação, Professor José Vespasiano Cassemiro, a titular da SEMADS, Rosanna Borges Moura, o filho de Maria da Conceição Dutra Reis, Lucas Dutra Reis, a diretora Pedagógica da APAE, Flávia Souza Silva, a coordenadora do Centro Dia, Luciana Rodrigues, o Superintendente da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Ernane Duque, e o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, entre outras lideranças.

Espaços do Centro Dia

A cerimônia de inauguração do Centro Dia contou com apresentações artísticas da Banda Brasil Excepcional e Mestre Tail de Timóteo e de apresentação de dança de alunos da APAE de Timóteo. Houve corte simbólico de fita e descerramento da placa comemorativa, configurando a abertura oficial do Centro Dia.

O novo equipamento é composto dos seguintes espaços: de Vivências no qual os usuários desenvolverão e ampliarão habilidades sociais de cuidado e autocuidado para redução da dependência de terceiros; de Corpo e Movimento, para a prática de atividades físicas; de Artes e Expressão, com atividades lúdicas como artesanato, dança e teatro; de Participação Comunitária de aproximação da pessoa com deficiência em eventos, serviços e organizações da sociedade, promovendo a autodeterminação e empoderamento; e a Sala de Tecnologia Assistiva, que tem como objetivo maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente e habilidades de seu aprendizado. 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem