Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes ganha reforço no mês de Maio

Rodas de conversa nos CRAS, blitz educativa no centro Norte, Live sobre o tema, são algumas das ações previstas.
Faça bonito

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo, por meio do CREAS e o Conselho Tutelar, chamam a atenção da população neste 18 de Maio com ações que reforçam o combate ao abuso e exploração sexual infantil.
Nessa terça-feira (17/05), a psicóloga do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Juliana Souza, irá falar sobre o tema em uma transmissão ao vivo, realizada às 12h. A psicóloga explicará como identificar os sinais sutis da violência, a mudança do comportamento, como conversar com as crianças ensinando-as a se protegerem. Para acessar o link, entre nas redes sociais da Prefeitura de Timóteo pelo Youtube ou Facebook.
No dia 18/05, a equipe do CREAS realizará uma blitz educativa alertando motoristas e transeuntes no Centro Norte, à partir das 8h. Durante todo o mês, os CRAS das principais regionais do município estarão realizando Rodas de Conversa com usuários, fala da importância da denúncia dos casos como forma de coibir este tipo de crime.
O tema ganha mais visibilidade no mês de Maio, ocasião em que foi instituída a Lei Federal 9.970, em Maio de 2000, que estabelece o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Campanha Maio Laranja, faz referência à flor Gérbera, que representa fragilidade e vulnerabilidade.
No Brasil, 72% dos casos de exploração sexual ocorrrem dentro da casa da vítima ou do agressor. Apenas 10% deste casos são notificados às autoridades. A violência sexual contra crianças e adolescentes é a quarta
maior causa de denúncia no Disque 100.
O CREAS atende à rua Seis de Janeiro, 207, centro Norte, contato pelo telefone (31) 3849-6716.