CRAS Sudoeste recebe alunos para falar sobre a campanha Maio Laranja

Alunos da Escola Municipal Ana Moura participaram de atividades sobre o tema
Maio Laranja no CRAS Sudoeste

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da regional Sudoeste, localizado na praça CEU, no bairro Vale Verde, recebeu alunos da Escola Municipal Ana Moura para uma explanação sobre o tema da campanha Maio Laranja, no último dia 17/05, no período da manhã.

Cerca de 40 alunos da Escola, assistiram a um vídeo que aborda o abuso e a exploração sexual infantil de maneira lúdica, com tema adequado à faixa etária média de 10 anos de idade. O encontro ainda contou com a performance da facilitadora da oficina de artesanato do CRAS, Keila Souza Brito Moreira, que se vestiu de boneca e encantou as crianças com a canção “Boneca Juju, Nisso e Naquilo”. As crianças coloriram a flor símbolo da campanha “Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” e ainda receberam lanche com guloseimas e pipoca. Elas levaram para casa uma lembrancinha contendo material educativo do Maio Laranja.

A psicóloga Selma Marçal da Silva, referência técnica do CRAS Sudoeste, falou sobre a importância de se promover a educação sexual infantil como ferramenta para prevenir o abuso. Nós tratamos do assunto com enfoque adequado à idade, ensinando à criança o senso de responsabilidade sobre o próprio corpo”, explica a psicóloga. Selma utilizou um recurso lúdico, a História na Lata, para falar sobre o caso Araceli que motivou a campanha no dia 18 de Maio, a flor simbolizando a fragilidade desta criança. De dentro da lata saem figuras ligadas por uma fita colorida, cada uma com seu significado.

A Campanha Maio Laranja é realizada durante todo o mês de maio para incentivar a realização de atividades, conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A proposta é tirar o tema da invisibilidade com informações acessíveis, temas que sensibilizam e mobilizam a sociedade a participar da causa em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Galeria de Imagem