Timóteo troca empresa de limpeza urbana

Diante da nova realidade da limpeza pública, a PMT pede a colaboração da população para ajudar a manter a cidade limpa
PMT
I029642.jpg
Limpeza urbana em Timóteo

Dez dias após o início dos trabalhos da nova empresa de limpeza urbana em Timóteo, o Município começa a experimentar uma nova fase na prestação do serviço. 

Segundo explica o gerente de Administração da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação, Ataulfo Nunes, a nova empresa tem um período de transição de 30 dias para se adequar ao novo modelo implementado pela atual gestão. A perspectiva, segundo o gerente, é a melhor possível, haja vista que está prevista a ampliação do número de pessoal envolvido no serviço de limpeza urbana.

A empresa RG Empreendimentos e Engenharia, que venceu o pregão presencial nº 036/2021 para a realização da limpeza pública no Município, assumiu os trabalhos no último dia 23 de Maio com a missão de fazer a coleta manual e por contêiner de resíduos domésticos e do comércio com uso de caminhões compactadores; varrição de vias, logradouros e áreas públicas; roçada mecanizada; capina e pintura de meio-fio. Com o novo contrato, a oferta de serviços de limpeza urbana será potencializada. 

Segundo Ataulfo, o novo cronograma de limpeza está sendo concluído para implementação do recolhimento de lixo domiciliar nos bairros. Nos principais corredores viários da cidade, áreas comerciais e na feira livre a varrição é feita diariamente, assim como nos locais de eventos. Já nos bairros essa previsão é de que a varrição ocorra a cada 15 dias. Já o setor de capina e roçada terá um reforço nas equipes de modo que o ciclo de intervenção cobrindo toda a cidade seja executado a cada 45 dias. 

Diante da nova realidade da limpeza pública, as autoridades pedem a colaboração da população para ajudar a Administração municipal a manter a cidade limpa. Tanto o lixo doméstico orgânico quanto o reciclado devem ser ensacolados de forma separada. 

No caso do lixo orgânico, a orientação é para colocar o lixo na rua somente no dia da coleta. Já em relação aos materiais recicláveis a Prefeitura, em parceria com o CEFET-Minas e com o Ministério Público, instalou Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em cinco pontos da cidade para receber esse material que será retirado pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati).

Os PEV´s estão situados na Secretaria Municipal de Educação (Centro Norte), nas Escolas Municipais Ana Moura e Limoeiro, Escola Estadual Professor Ana Letro Staacks (Quitandinha), além do Bairro Eldorado, próximo à quadra esportiva, e no próprio CEFET, no Centro Norte, onde foi desenvolvido o projeto piloto. Além desses locais, o município já dispunha de outros PEV para depositar o material reciclável nos Bairros Primavera, próximo à rotatória do Almoxarifado da Prefeitura, no Bairro Olaria, no acesso a Ascati e no Distrito de Cachoeira do Vale. 

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Obras pelo telefone 3847-4776.
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.