Dia Mundial do Meio Ambiente tem foco na Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios em Timóteo

Subsecretária de Meio Ambiente conscientiza cidadãos para Prevenção e Combate a Incêndios e para a Coleta Seletiva
PMT
I029646.jpg
Semana Meio Ambiente

Nesta quinta-feira (02), a Prefeitura de Timóteo anunciou ações educativas da Semana do Meio Ambiente implantadas com o objetivo de conscientizar os cidadãos a participar da Prevenção contra Incêndios e adquirir o hábito da Coleta Seletiva, que separa os materiais recicláveis do lixo domiciliar.
Pela manhã, durante a Feira Livre do Timirim, foram adesivados 30 veículos particulares com a imagem do Relógio de Risco de Fogo, um gráfico que monitora o risco de eclosão de fogo, seja por causas humanas (acidentais ou voluntárias) ou naturais (faíscas) que provoquem severos danos à fauna e flora, além de riscos à saúde da população que sofre com problemas respiratórios devido à baixa umidade relativa do ar e com fumaça de focos de incêndio. 
De acordo com a Subsecretária de Meio Ambiente, Lucília Moraes, é importante conscientizar os moradores de áreas próximas aos cinturões verdes urbanos, APA Serra de Timóteo e Parque Estadual do Rio Doce (PERD). “Principalmente aquelas residências que confrontam com áreas vulneráveis, para que as pessoas nos ajudem a denunciar as queimadas irregulares”, comentou Lucília. A Subsecretária apresentou à Câmara Municipal de Vereadores, na tarde desta quinta-feira (02), a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios. Uma das peças da campanha, o Relógio de Risco de Fogo é uma placa que indica os índices obtidos por meio de parâmetros climáticos como umidade, precipitação e velocidade do vento. As placas serão instaladas em pontos estratégicos e tem efeito didático, permitem fácil visualização pela comunidade e são atualizadas periodicamente pelos parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental (PIEA).
Outra ação do Meio Ambiente, será a inauguração simbólica de 5 Pontos de Entrega Voluntária com sensor eletrônico, que avisa quando o ponto está cheio, emitindo e-mail para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCATI).  O primeiro lançamento será realizado no bairro Eldorado, no dia 10 de Junho, às 13h30.
 

Fonte : PMT

Compartilhe: