CREAS de Timóteo aborda a violência contra a pessoa idosa

Responsabilidade e cuidados com o idoso é da família, enfatiza coordenadora do CREAS.
PMT
I029705.jpg
post violência contra a pessoa idosa

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Timóteo (CREAS) lembra nesta quarta feira (15/06), o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a  Pessoa Idosa, data que foi instituída em 2006 pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).
A coordenadora do CREAS, Magda Papalino, falou sobre o tema nesta terça-feira (14) em uma transmissão ao vivo que teve como principal objetivo sensibilizar e fortalecer a política pública de proteção à pessoa idosa. Por meio do CREAS é feito o acompanhamento de famílias envolvidas em denúncias. As denúncias chegam pelo Disque 100 (Violação de Direitos Humanos), Disque 180 (Ministério Público) e pelo 190 (Polícia Militar) e Delegacia de Polícia Civil de Timóteo (31) 3848-1937. A coordenadora explicou os tipos de violência mais comuns como abuso psicológico, negligência, abandono, violência institucional, patrimonial e violência física e sexual. “O abuso financeiro é caracterizado pela exploração imprópria ou ilegal dos recursos finaceiros do idoso, seja por meio de golpes ou de pessoas da família que se apropriam do dinheiro, cartões bancários e utilizam os valores para outras finalidades que não sejam a promoção do cuidado”, esclareceu a coordenadora. 
Magda ressaltou a importância da família assumir a responsabilidade e os cuidados do idoso, evitando a institucionalização, que só é recomendada em último caso quando a pessoa não possui mais nenhum parente vivo. “A negligência é a recusa ou omissão de cuidados e se manifesta tanto no seio familiar como em instituições que prestam acolhimento aos idosos”, explicou.
Garantir o envelhecimento das populações com qualidade é uma das principais preocupações mundiais. Diz respeito não só àqueles que estão chegando à melhor idade, mas afeta, em igual proporção, adultos, jovens e crianças, diante das óbvias repercussões sociais e econômicas da questão e diante da obrigação moral da sociedade em cuidar dos mais velhos.
Até 2025, o Brasil será o sexto país com maior número de pessoas idosas, pelo menos segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, que ainda prevê que até essa data teremos mais idosos do que crianças no planeta.
CREAS
O Centro de Referência Especializado da Assistência Social está localizado à rua Seis de Janeiro, nº 207, Centro Norte. Contatos podem ser feitos pelo telefone (31) 3849-6716. O CREAS atende prioritariamente crianças, adolescentes, idosos e mulheres em situação de violência ou violação de direitos. A oferta de serviços vai desde os casos de violência física, psicológica, sexual por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializados à Famílias e Indivíduos (PAEFI), que busca restaurar os vínculos e a função protetiva das famílias,  ao atendimento de adolescentes no Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, até a abordagem da População em Situação  de Rua. O atendimento é feito por equipe técnica multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais e advogado, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Assista a transmissão ao vivo desta terça-feira (14) no Live Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa pelo Youtube ou Facebook da Prefeitura de Timóteo.
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.