Olimpíadas Escolares de Timóteo realiza competições de atletismo

As provas foram realizadas no berço do atletismo regional, a Usipa, que revelou a medalhista olímpica Lucimar Moura e a recordista sulamericana Euznete Reis
PMT
I029724.jpg
Olimpíadas Escolares de Timóteo 2022

A Pista de Atletismo “Juvenal do Santos” da Associação Esportiva e Recreativa USIPA é uma referência para aqueles que gostam do atletismo como uma modalidade esportiva e tida como a base de todas as outras modalidades. Neste celeiro de talentos esportivos foram revelados, dentre outros grandes nomes, Lucimar Moura, medalhista olímpica (Pequim, 2008) e Euzinete Reis, campeã, recordista sul-americana de atletismo e atual Coordenadora do Departamento de Atletismo da USIPA. São talentos da modalidade, disputada pelos mais de duzentos alunos, meninos e meninas, inscritos nas Olimpíadas Escolares de Timóteo. Nomes como de Lucimar e Euzinete inspiram nossos alunos, das redes pública e privada e que saltaram, lançaram e correram em busca de suas medalhas.

O atletismo possui características de suma importância para o desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes por testar as mais diversas capacidades motoras, tanto em provas individuais quanto em provas coletivas (revezamentos). Desta forma, desenvolve e aprimora  habilidades motoras essenciais e necessárias para as demais modalidades esportivas. A modalidade é tida como esporte-base porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos Jogos de 776 A.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. 

Os mais de duzentos alunos inscritos disputaram medalhas nas provas, masculina e feminina, de 75m, 250m, 800m, salto em distância e arremesso de peso no módulo I (idade entre 11 a 13 anos) e 100m, 200m, 1.000m, salto em distância e arremesso de peso no módulo II (idade entre 14 e 16 anos). Os participantes do atletismo são alunos das escolas públicas e privadas: CEC-MG, E. E. Antônio Silva, E. E. Leôncio Araújo, E. E. Ana Letro Staacks, E. E. Haydée Araújo E. M. Novo Tempo, IMETT, E. M. MAMP, E. M. Limoeiro e Escola Municipal de Timóteo.

Durante a competição, foram realizadas as entregas das medalhas aos atletas vencedores que contou com a presença da secretária municipal de Educação, Márcia Lessa, e do vice-prefeito, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa. A secretária Márcia Lessa avaliou como importante a retomada do principal evento de intercâmbio e congraçamento da comunidade escolar, que aguardava com muita expectativa das Olimpíadas Escolares interrompidas nos dois últimos anos em função dos protocolos sanitários decorrentes da pandemia. 

As Olimpíadas Escolares de Timóteo prosseguem até o dia 8 de julho de 2022 e tem muito aluno-judoca e aluno-nadador disputando medalhas no próximo final de semana, sábado, dia 25 de junho, no Clube SESI-ASSEIT, a turma dos tatames pela manhã e à tarde a galera das piscinas. Na segunda-feira, dia 27, tem início as competições coletivas classificatórias nas modalidades futsal, handebol, voleibol e basquetebol. As finais das modalidades coletivas serão sediadas na última semana das Olimpíadas e na principal praça esportiva de Timóteo, o Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins.
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem