Campanha Setembro Amarelo fala sobre prevenção ao suicídio

Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo conscientiza comunidade sobre o lema: “ A Vida é a Melhor Escolha. Cuide-se!”
PMT
I029953.jpg
Setembro Amarelo no Hall da Prefeitura

A campanha Setembro Amarelo vem prevenir o suicídio e falar sobre questões que estimulam a vida a ter sentido novamente. A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo elaborou atividades com rodas de conversa em diversos setores da Prefeitura  e programou caminhada de conscientização para abordar o tema. 
Nesta terça-feira, (13/09) aconteceu uma performance teatral no hall de entrada da Prefeitura, realizada por um grupo de agentes comunitárias de saúde (ACS) da Unidade Básica de Saúde do Cachoeira do Vale. Elas interpretaram “Nunca Pare de Lutar, canção da cantora Ludmila Ferber”. O encontro foi marcado com as presenças do prefeito Douglas Willkys, do secretário de Saúde Eduardo Morais, a gerente de atenção especializada Érica Dias e a coordenadora do Centro de Atenção Psico Social (CAPS) Lidiane Catarino.
O prefeito Douglas Wilkys ressaltou que todos nós estamos sujeitos a passar por momentos difíceis. O mais importante é entender que a gente precisa de ajuda nas horas de maior vulnerabilidade, seja de parentes, amigos ou profissionais da saúde. Nós estamos aqui hoje, para dizer que tem tratamento e tem solução. E para isso, é preciso buscar ajuda”, afirmou o prefeito.
As profissionais da Saúde, Érica Dias e Lidiane Catarino realizaram uma transmissão ao vivo, nesta terça-feira, nas redes sociais e esclareceram sobre o tema na abordagem dos fatores de risco para o suicídio como comportamento impulsivo, histórico familiar de ideação suicida, tentativa prévia, diagnóstico de doença psiquiátrica, abuso e dependência de álcool e outras drogas, entre outros. As principais portas de entrada da Saúde para buscar ajuda são: Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em casos de crise ou demanda espontânea no Centro de Atenção Psico Social (CAPS), localizado  Para assistir ao conteúdo clique em Youtube:https://youtu.be/JZ_WWP5Oy1U ou Facebook:https://www.facebook.com/prefeituratimoteo
Lidiane Catarino frisou que parentes e amigos não devem subestimar o sentimento de dor de alguém com pensamentos suicidas. “ É preciso saber ouvir com atenção, sem julgamentos e livre de preconceitos. Evitar dar conselhos, não rir, não fazer piadas e não fazer comparações”, explica.
Programação
A programação do Setembro Amarelo em Timóteo inclui: dia 21/09, roda de conversa no Terminal Rodoviário às 7h; dia 27/09, roda de conversa na Secretaria de obras às 7h; dia 28, Caminhada de Conscientização do Setembro Amarelo, concentração às 8h30 na praça 1º de Maio, no centro Norte.
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.